Pela primeira vez em seus 75 anos de história, o Tiro de Guerra 04-016 de Muriaé conquistou grau máximo de eficiência nas duas inspeções anuais efetuadas pela 4ª Região Militar. Este trabalho acontece com o objetivo de fiscalizar e orientar os TGs.
 
A última inspeção ocorreu em 28 de setembro e vistoriou o funcionamento operacional da unidade, com verificação do treinamento, conduta dos atiradores, armamento, fardamento e o trabalho desenvolvido pelos instrutores. Anteriormente, em 4 de maio, o TG 04-016 havia passado também pela inspeção administrativa – esta, com análise de instalações e documentos.
 
“Obter os 100% de eficiência é um orgulho para todos nós. Este resultado foi fruto da dedicação dos atiradores, do trablho dos instrutores e funcionários e ainda do excepcional apoio dado pela Prefeitura de Muriaé, honrando o compromisso firmado com o Exército Brasileiro”, afirma o subtenente Josemar, chefe de instrução da unidade.
 
História – A unidade de Muriaé foi fundada em 1946, através do decreto-lei nº 9.500, de 26 de junho daquele ano, ainda com a denominação de TG 099. A partir de 1972, recebeu o prefixo NR 04, indicando o pertencimento à 4ª Região Militar, e passou assim a ser chamado de TG 04-099.

Sete anos mais tarde, em 1979, passou a denominar-se Tiro de Guerra 04-016, tornando-se a unidade mais antiga de Minas Gerais no que se refere a atividades ininterruptas.
 
O funcionamento da instituição acontece através de acordo de cooperação entre a Prefeitura de Muriaé e o Exército Brasileiro. Esta parceria permite que os jovens muriaeenses não precisem deixar a cidade ao completarem 18 anos, a fim de prestar o serviço militar obrigatório.
 
Atualmente, o TG 04-016 de Muriaé conta com o trabalho do subtenente Josemar como chefe de instrução e do sargento Adilson, na função de instrutor.
Share: