A Liga Carnavalesca de Muriaé recebeu, entre sexta-feira (22) e domingo (24), um workshop ministrado pelo professor Bruno Conceição da Cunha, do Rio de Janeiro. Ele, que toca repique e é mestre de bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, já auxiliou os integrantes do Carnaval de Muriaé em 2017 e agora avalia que, com mais essa oportunidade de aprendizado, as escolas de samba muriaeenses estão cada vez mais alinhadas aos padrões cariocas, o que garante a realização de um Carnaval inesquecível já no próximo ano, caso a situação da pandemia de Covid-19 melhore até fevereiro. O workshop contou com a participação de integrantes das cinco Escolas de Samba de Muriaé: o Bloco do Papagaio, Unidos do Santa Terezinha, Marambloco, Canarinhos do Samba e Unidos do São Joaquim.

Em entrevista ao Jornal Folha do Sudeste, o professor Bruno elogiou o empenho e avaliou a evolução dos integrantes dos blocos de Carnaval de Muriaé. “Hoje, viemos ministrar um workshop para promover o aprendizado de modo que fique um legado para toda a bateria de Muriaé e para que ela consiga seguir em frente sem a necessidade de um suporte sempre. Na primeira vez, em 2017, vi que eles tocavam totalmente diferente, mas conseguimos adotar um planejamento. Então, pude notar a evolução, e hoje eles tocam igual à forma que tocamos no Rio de Janeiro. De lá para cá, eles tiveram um desenvolvimento muito grande. E, para mim, é uma satisfação imensa poder voltar e colaborar novamente com o crescimento de outras baterias. Ficamos de fora em 2020 e 2021, e foi muito sacrificante, mas necessário. Creio que daqui para frente, o carnaval seguirá voltando gradativamente e, com certeza, nós vamos voltar com força total! Agradeço a todos de Muriaé por sempre me acolherem”, disse.


O Presidente da Liga Carnavalesca de Muriaé, Adir de Souza Assis, explicou como surgiu a ideia de trazer o professor Bruno e revelou grandes expectativas para o Carnaval do próximo ano. “Nós fomos premiados através da Lei Alcyr Pires Vermelho, e como o movimento do nosso Carnaval vem engrandecendo cada vez mais a cada dia, nós resolvemos, em reunião com a diretoria, trazer o Bruno para nos ajudar. Gostaria de lhe agradecer pela boa vontade e por ter aceitado o convite; afinal, isso nos deixou muito felizes. Também gostaria de agradecer ao Cláudio por incentivar a realização deste evento aqui no Centro Social Urbano. É um incentivo muito grande para nossas crianças e jovens, para que nosso carnaval cresça. Estou muito feliz de poder realizar este evento com a comunidade. Estamos aqui para somar, e com sede e fome de um carnaval bem bonito para o ano que vem”, contou.

O mestre da bateria da Escola Unidos do Santa Terezinha, Pedro Roque da Silva, falou mais sobre os propósitos dos projetos da Liga. “O nosso objetivo é tirar as crianças da rua neste mundo de tantas drogas e violência. Marcamos ensaio durante todo o ano e, na época do Carnaval, chegamos a cerca de sessenta pessoas para ensaiar”, explicou.

Share: