A população de Rosário da Limeira esteve em festa durante a terça-feira dia 21 de dezembro. Em comemoração aos 26 anos de emancipação do município, a Prefeitura inaugurou uma série de obras e lançou uma programação especial de festividades, para não deixar a data passar em branco. Às 17h, um retorno que já era bastante esperado pela população deu início às comemorações: a Banda Sociedade Musical de Rosário da Limeira encantou o público com sua primeira apresentação após um período em hiato. Às 18h, foram inaugurados as iluminações de LED em toda a cidade, o Pórtico do Balneário e suas obras de infraestrutura, e o programa “Limeira Mais Segura”, que consiste na instalação de câmeras em pontos estratégicos do município para minimizar atentados à segurança local. Além disso, das 17h30 às 21h, foi a vez da Carreta Furacão, patrocinada pela Secretaria de Assistência Social, que fez a alegria da criançada, dando voltas pelas ruas da cidade, enquanto na praça acontecia a distribuição de presentes com a presença do Papai Noel, bolo, cachorro quente, refrigerantes e muitas guloseimas.

 

O prefeito de Rosário da Limeira, José Maria Pinto da Silva, em entrevista, falou sobre o progresso pelo qual a cidade passou durante sua história. “Hoje é o aniversário de 26 anos de um município que vem superando desafios a todo momento e conquistando muito para a população. Há 26 anos, tínhamos dois varredores de rua e uma carroça de burro em Rosário da Limeira. Hoje, temos uma cidade organizada, com mais de trezentos Servidores Públicos atendendo os limeirenses. Em todos os eventos para os quais a população é convidada, ela se faz presente, principalmente quando as crianças também são convidadas. Afinal, elas sabem que serão bem recebidas e abrilhantarão nossos eventos. Além disso, as pessoas respeitam mais, há muito menos violência e, para nós, é um prazer poder envolver as famílias”, avaliou.

 

Durante a entrevista, José Maria também falou sobre a volta da banda municipal, explicou como se baseia na aprovação de projetos para o povo e manifestou desejos para o próximo ano. “Esse projeto é um sonho antigo meu e de uma parcela da população de Rosário da Limeira. A Câmara de Vereadores e eu apoiamos os recursos. Foi firmada uma parceria com a Sociedade Musical de Rosário da Limeira, uma entidade sem fins lucrativos, na qual repassamos os recursos para pagar o Mestre, parte dos instrumentos, transporte, alimentação e uniforme. Tudo isso é pago pelo município. Acredito que seja um bom investimento, pois há uma fila grande de pessoas querendo entrar no programa. Essa área da cultura tem uma amplitude muito grande. A música, principalmente, tem uma importância enorme. Com certeza, este é um investimento de Rosário da Limeira que trará muitos benefícios para as crianças e para as pessoas que gostam. O Trem da Alegria está sendo um sucesso entre as crianças. Já tínhamos visto em outras cidades que as crianças gostavam, então resolvemos trazer para cá e, com certeza, traremos mais vezes. Afinal, tudo o que traz felicidade, o administrador tem que buscar para o povo, desde que seja responsável. Assim se faz o turismo: criando condições e oferecendo ao público aquilo que ele quer. Não fazemos apenas o que achamos que deve ser feito, mas sim aquilo de que o povo tem vontade. Temos que apoiar muito mais a demanda do povo do que implementar o que nós queremos. Precisamos ter uma sintonia. Esses 26 anos estão bem marcados por uma população que merece muito mais, mas que já conquistamos, juntos, uma parte. Desejo um feliz Natal a todos de Rosário da Limeira, aqueles que proporcionam o bem-estar da nossa cidade. Que tenhamos um 2022 mais tranquilo e que possamos realizar diversos eventos divertidos e alegres como este”, concluiu.

 A Primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento e Ação Social, Elaine Balbino de Meireles, falou para nossa reportagem sobre sua satisfação em retomar as atividades de um ponto forte da cultura popular limeirense: a Sociedade Musical. “Hoje, eu tive a alegria de, junto ao presidente da banda, José Maria Cardoso e meu esposo e Prefeito José Maria, e a muitos outros apoiadores, resgatar a banda musical de Rosário da Limeira. Fizemos um apanhado de informações com os cidadãos da terceira idade que já tinham tocado nessa banda há um tempo e decidimos, no início dessa gestão, resgatar essa cultura local. Com o apoio do Banco do Brasil, que nos direcionou uma verba para a compra de instrumentos, conseguimos lançar o projeto, e as crianças amaram”, contou. Esbanjando simpatia, ela aproveitou para fazer um grande anúncio relacionado às oportunidades culturais de aprendizado oferecidas pela Prefeitura. “Nós também teremos aula de canto. Poderão participar crianças a partir dos seis anos de idade”, revelou.

 

A Primeira-dama também fez uma avaliação do evento e mostrou-se honrada de poder comemorar o aniversário da cidade em companhia do povo. “É uma alegria comemorar esse aniversário junto à população. Não posso deixar de citar que, para que isso se tornasse concreto, foi necessária a união de todas as Secretarias. Todas estiveram envolvidas em um só objetivo: comemorar os 26 anos de Rosário da Limeira. Com a Honra e Glória do Nosso Senhor Jesus Cristo, não tivemos tantas mortes como as outras cidades, pois o nosso povo entendeu a necessidade do autocuidado. É um povo hospitaleiro, mas que sabe proteger, por isso temos motivos para comemorar. Todos os recursos são da Prefeitura e do Governo Federal. Nós os juntamos e fizemos o projeto Natal de Luz, que envolve toda a área na qual acolhemos também os turistas. Visamos interagir com a criança e fazer com que ela esteja socialmente envolvida nas atividades da comunidade. São recursos que, além da época do Natal, também aplicamos durante a Festa do Dia das Crianças para garantir a alegria delas. Essa é uma celebração de vida, luz, felicidade e paz”, avaliou. Ao final da entrevista, ela deixou uma mensagem de carinho para a população limeirense. “Que o Espírito Santo de Deus reine na casa de cada um, e que o menino Jesus se faça presente sempre em Rosário da Limeira”, finalizou.

 

O limeirense José Américo esteve presente nas festividades com sua família e participou dos descerramentos das placas e se emocionou com a programação de obras inauguradas. E não é para menos: ele é filho de Amerculino, cidadão que deu nome ao novo Pórtico do Balneário de Rosário da Limeira. Comovido com a homenagem ao pai, ele prestou agradecimentos em um discurso ao público presente. “Agradeço a todos os envolvidos no projeto, na construção e na inauguração dessa grande obra que traz o nome do meu saudoso pai”, disse.

 

Share: