Na noite de quarta-feira do dia 22 de dezembro de 2021, o Salão Nobre do Hospital São Paulo sediou o lançamento do primeiro livro de seu vice-provedor, o Sr. Messias Soares Vardiero. Conhecido na região pelo grande apoio à instituição e pela defesa da causa da saúde, Messias dá detalhes em sua nova obra sobre sua vida marcada pela experiência, solidariedade e sucesso. Passou décadas servindo a filantropia, entidades sociais, as instituições, como Provedor do Hospital São Paulo, Presidente da APAE Muriaé, foi um dos fundadores do Nacional Atlético Clube de Muriaé e muitos outros trabalhos voluntários. Afinal, Sr. Messias dispõe de uma carreira que engloba conhecimento em diversas áreas, foi professor, advogado, diretor, fiscal do Estado. Ou seja, o livro brinda o leitor com trezentas páginas de um conteúdo inspirador, reflexivo e altamente motivacional ao demonstrar a história da sucessão de acertos que tem sido a vida do Sr. Messias Vardiero. Em razão disso, o evento contou com diversas homenagens de sua família e amigos para saudá-lo no ingresso ao ofício de escritor.


O colaborador e professor José Torres disse em seu discurso: “Messias Vardiero é uma figura ímpar nesse mar de poetas e escritores, sua simplicidade é própria dos gênios que, simplificam a verdade num gesto, se imortalizam na discrição e se sobressaem dos demais por ignorarem o ego”. Em entrevista, Sr. Messias deu detalhes sobre a obra e agradeceu pela excelente receptividade que teve durante a cerimônia. “Hoje o dia está completo. Minha vida toda está nesse livro. Há cinquenta anos venho coletando dados, fotos, entrevistas com amigos… e essa é a hora de lançar o livro. Espero que leiam e sigam aquilo que fiz até hoje, porque acredito que seja um exemplo inigualável para todos. Obrigado pela receptividade. Agradeço, em primeiro lugar a Deus, aos amigos, à família, aos meus filhos e à minha esposa, que, infelizmente, não pôde estar presente, por motivo de saúde. Um agradecimento especial ao amigo escritor José Torres, que muito me ajudou na montagem desse livro. Obrigado por fazerem tanto por mim”, disse. Quando perguntado sobre o possível lançamento de novas obras, ele revelou o desejo por seguir escrevendo. “Tentarei escrever mais. Já tenho 85 anos e não sei até quando viverei, mas, se eu puder e Deus permitir, escreverei outros”, antecipou.

A neta de Sr. Messias, Andressa Vardiero Torres, prestou uma emocionante homenagem e, em entrevista à nossa reportagem, não economizou elogios ao discorrer sobre seu amor pelo avô. “Ele sempre escrevia para jornais e para a televisão local. Passou, ao longo da vida, não apenas por cargos profissionais como também filantrópicos, ele tinha vários trechos sobre a vida já escritos. Há uns quatro anos, ele vem reunindo esses pedaços da vida e, então, teve a ideia de montar um livro que tivesse todo esse legado. Ele é meu grande exemplo e merece muito toda essa celebração de hoje. Eu lhe desejo tudo de bom, pois é alguém muito admirado por toda a família e amigos”, contou.

O atual provedor do Hospital São Paulo, Dr. Edivar de Almeida, também foi entrevistado pelo Jornal Folha do Sudeste e aproveitou o ensejo para parabenizar o escritor. “Em primeiro lugar, quero lhe agradecer por ter escolhido o HSP para sediar o lançamento de seu livro. É uma história de vida e experiência. Ele abriu o caminho para que a administração e a diretoria do hospital tivessem médicos e profissionais. Fico muito honrado por ele ter aberto o caminho para que eu me tornasse o primeiro Provedor médico do Hospital São Paulo. O Sr. Messias sempre lutou pela causa da saúde e pela instituição. Aqui é como sua segunda casa. Eu lhe desejo parabéns pelo lançamento desse livro. Vou ler e, com certeza, tirar muito proveito da obra”, avaliou.

Share: