Instituição possui credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar exames PET Scan em um dos mais modernos equipamentos no mundo para diagnóstico por imagem no rastreio do câncer.

O Hospital do Câncer de Muriaé é uma das poucas instituições de Minas Gerais que possui o PET-CT – um dos equipamentos mais modernos e precisos para o rastreio do câncer. Desde janeiro de 2022, os pacientes do Hospital passaram a ter acesso a um diagnóstico por imagem mais aprimorado.

A tecnologia une os recursos da Medicina Nuclear e da Radiologia. O procedimento é extremamente seguro e eficiente, entregando um diagnóstico preciso na avaliação de vários tipos de câncer.

O procedimento com o PET-CT pode chegar a custar até R$ 4 mil e, desde a última semana, o Hospital – que foi credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – disponibiliza o exame gratuitamente.  

Esta conquista foi possível através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Misael Varella (PSD). De acordo com o Deputado, a ação beneficiará muitos pacientes. “É muito satisfatório ver que os recursos destinados por mim ao Hospital do Câncer de Muriaé estejam sendo usados para evoluir a qualidade nos procedimentos, proporcionando conforto aos pacientes, aumentando as chances de cura e dando esperança no tratamento.”

Benefícios do exame na oncologia

O PET-CT fornece diagnósticos extremamente precoces, dando imprescindíveis informações sobre a função e o potencial evolutivo das lesões. As análises permitem acompanhar e planejar detalhadamente o tratamento.

As principais indicações do PET-CT são bem definidas para alguns tipos de tumores, permitindo visualizar mínimas lesões tumorais (a partir de 4mm) ou novos focos da doença. O exame também diferencia tumores benignos de malignos, avalia a exata extensão da doença – se o problema está localizado em um órgão ou se há metástase -, além de avaliar o grau de resposta à quimioterapia, a recidiva (retorno da doença), dentre outros estudos extremamente úteis nas orientações para os cirurgiões ou até para contraindicar uma intervenção cirúrgica.

Investigações cobertas

  • Câncer de Pulmão de células pequenas potencialmente não ressecáveis;

  • Câncer colorretal, potencialmente ressecável;

  • Estadiamento e resposta de tratamento de linfomas.

Os interessados podem ligar para o (32) 3729-7080 ou (32) 3729-7081, para o setor de Diagnóstico por Imagem. O Hospital do Câncer de Muriaé também realiza atendimento pelo Whatsapp, através do número (32) 3729-7000.

Share: