A propriedade do Sr. José Aparecido de Lima, em Rosário da Limeira sediou, na última quarta-feira (27), a edição de 2022 do tradicional Dia de Campo, após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19. O evento movimentou inúmeros agricultores interessados em aprimorar o conhecimento acerca das técnicas do plantio, colheita e conservação do café. Entre as dinâmicas desenvolvidas, estavam a divisão do evento em estaçõescom palestras direto na lavoura, café da manhã, sorteio de brindes e encerrou com almoço. Cada uma das três estações continha informações e dicas relevantes para a instrução dos produtores. A realização do evento foi da Prefeitura de Rosário da Limeira, através da Secretaria de Agricultura, da Emater MG e parceiros.

Rosimeiry Cristina Curi Ribeiro, Secretária de Agricultura de Rosário da Limeira, também falou sobre as finalidades do Dia do Campo. “Organizamos, após um hiato de dois anos devido à pandemia, o Dia do Campo. É minha primeira vez como secretária nesse evento. Fazemos parcerias para ajudar os agricultores com os tratores, transporte, etc. É uma ajuda ao homem do campo”, explicou.

A Secretária de Administração da Prefeitura de Rosário da Limeira, Thamiris Cabrini Ventura Dias, também expressou sua perspectiva em relação ao evento e prometeu muitas novidades com a volta dos eventos presenciais. “Estou representando o prefeito José Maria, que está em um evento em Brasília. Estou muito feliz por ter recebido o convite para participar, pois sou formada na área de alimentos e já estudei sobre o café. São palestras muito importantes, e a equipe está de parabéns pela organização. Estamos animados com a volta dos eventos e pretendemos voltar com tudo”, garantiu.

O Gerente de Relacionamentos e Organização do Quadro Social do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor, falou sobre o compromisso da Cooperativa com o desenvolvimento da indústria cafeeira. “O SicoobCredisudeste já é um parceiro de longa data da Emater nesse circuito da cafeicultura na região. Já participamos desses eventos focados no café há um tempo, como o Concurso Regional de Qualidade do Café. Assim, ajudamos a Emater a levar conhecimento e informação aos produtores rurais da região. Entendemos, enquanto Cooperativa de Crédito, que este também é nosso papel dentro dos nossos valores e princípios: levar formação e informação ao agricultor. Afinal, não podemos esquecer a origem da Cooperativa, que começou com o crédito rural. O Sicoob Credisudeste, a Emater e os produtores estão trabalhando em parceria com o intuito do desenvolvimento local”, disse.

Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, vice-presidente doSicoob Credisudeste e gerente regional da Emater, em entrevista a nossa reportagem, discorreu sobre a história da indústria cafeeira na região. “Com a evolução da questão da Covid, pudemos retomar os eventos coletivos e voltamos a realizar o Dia de Campo, porque é uma das melhores metodologias para que o agricultor tenha uma troca de conhecimento, conheça novas tecnologias e aprimore aquilo que ele já sabe. A Emater sempre primou por eventos como esse, pois assim podemos mostrar, e não apenas falar para o agricultor o que se deve fazer para obter um café de qualidade. Nossa região era conhecida como Produtora de Café Rio Zona, Rio em razão da divisa com o Rio de Janeiro, e Zona por ser Zona da Mata. E o café era conhecido como o pior do mundo. Então, a Emater começou a trabalhar mais de duas décadas em prolda qualidade do café, e atualmente a nossa região, que agora é conhecida como Matas de Minas, já produz um café de qualidade muito superior, e temos ganhado concursos estaduais de café. Agora, o café dessa região vai para o mundo todo”, contou.

A esposa de José Aparecido de Lima, Elizabete Pereira da Silva, mostrou-se grata pela oportunidade de acolher os produtores em sua propriedade e avaliou o evento como positivo. “Foi muito bom. Ensinaram muitas coisas novas e diferentes para os agricultores. Eu participei de todas as estações”, afirmou.

Elton Rezende Oliveira, gestor da Casa da Lavoura em Viçosa, Ervália e Manhuaçu, também deu entrevista aoJornal Folha do Sudeste e falou sobre seu engajamento em atividades do segmento. “Sempre participamos desses eventos, e a Casa da Lavoura já atende na região há mais de quarenta anos ao combinar vendas e técnica para entregar ao produtor resultados e eficiência no desenvolvimento e produtividade da lavoura. Temos como objetivo trazer ao agricultor novos produtos e linhas oferecidas pelo mercado. O evento está muito bom, com ótima organização. Para nós, é uma satisfação muito grande estar aqui com eles”, frisou.

O Produtor José Antônio da Silva, mais conhecido como Zezinho, falou sobre sua experiência com o Dia do Campo. “É um evento muito positivo, porque há muitos anos temos uma cultura do café. Hoje, a qualidade do produto evoluiu muito. Falamos muito sobre qualidade, economia e boas colheitas. Os cafeicultores levam para casa hoje uma bagagem muito maior a que tinham quando chegaram aqui, levando conhecimento e contando com o apoio da Secretaria de Agricultura, do SicoobCredisudeste e de um técnico da Emater”, falou.

Share: