O Instituto Gnosis Brasil, uma instituição filantrópica que realiza trabalhos voluntários em todo o Brasil e em mais de vinte países, trouxe a Muriaé uma palestra pública sobre Psicologia e autoconhecimento. O evento ocorreu na noite de terça-feira, 10 de maio, no anfiteatro da FASM (Faculdade Santa Marcelina) e contou com um grande público de mais de duzentos estudantes interessados em aprender mais sobre como lidar com suas questões internas e conflitos psicológicos. A palestra foi ministrada pelo instrutor e professor Nadson Alves, o qual já realizou cursos e palestras para dezenas de milhares de pessoas durante sua trajetória na instituição.

O palestrante, José Nadson de Assis Alves, em entrevista à reportagem do Jornal Folha do Sudeste, falou sobre os objetivos da palestra. “O nosso propósito é levar o autoconhecimento às pessoas para que possam refletir sobre quem elas são, de onde vieram e para onde vão. Todos nós somos voluntários, e este é o terceiro estado em que eu participo realizando palestras. Estamos em 104 cidades no Brasil com sedes fixas, inclusive em Patrocínio do Muriaé. Queremos deixar a mensagem de que as pessoas busquem em seu interior as respostas da sua existência, porque estão todas dentro de si”, explicou.

O empresário Antônio Pedro dos Santos Pereira, que também está como vereador em Eugenópolis, foi entrevistado pela nossa reportagem e demonstrou suas intenções ao assistir a palestra. “Vim com o objetivo de ganhar conhecimento e poder levá-lo para a nossa comunidade, que tanto precisa. Gostei muito da palestra, estou levando uma mensagem positiva e agradeço a oportunidade”, disse.

O coordenador do setor de juventude da Fundarte, Evandro Silva, falou sobre como a palestra tem o poder de influenciar positivamente na vida dos estudantes que a assistiram. “No início, criamos um projeto chamado ‘Deixa eu te ajudar’, que atende jovens online para que eles entendam a importância de cuidar de sua mente e de seu psicológico. Esse projeto vem sendo desenvolvido pela plataforma digital, e foi assim que conhecemos os representantes do Instituto Gnosis. Eles trouxeram uma equipe para passar aos jovens atendidos pelo projeto, profissionais que pudessem orientá-los a vencer os traumas, os problemas e a ansiedade. Esse é um dos nossos principais focos: levar o jovem a ter um cuidado psicológico. Levamos o convite para duas escolas: Orlando Flores e Escola Estadual do bairro São Francisco. Convidamos os jovens, e os professores nos receberam muito bem, porque eles têm presenciado alunos com ansiedade e depressão. Essa palestra veio para somar no dia a dia da escola”, contou.

O venezuelano Norberto Varela, que atua como instrutor gnóstico da instituição, também demonstrou sua perspectiva quanto ao êxito do evento. “Na noite de hoje, tivemos um grande sucesso relacionado à palestra da psicologia gnóstica e autoconhecimento. Convidamos todas as pessoas que tenham interesse em conhecer a Gnosis que se aproximem à nossa sede, que está localizada em Patrocínio do Muriaé. A palestra foi um grande sucesso. Tivemos a presença de muitos jovens, e as pessoas ficaram muito interessadas em nossos estudos”, avaliou.

Antônio José Gomes, Instrutor do Instituto Gnosis Brasil, falou sobre como se deu o trajeto do mesmo na região. “Nós realizamos o início dos trabalhos em Patrocínio do Muriaé e, agora, depois que já cristalizamos isso na cidade, começamos a divulgá-lo em Muriaé para crescerem os estudos. O espaço ficou bem cheio, pois se trata de algo que todos precisam ouvir. Tudo se resume em autoconhecer-se. Temos que nos perguntar quem somos e o que fazemos aqui. Não fomos instruídos desde pequenos a ter esse entendimento. Então, quando chegamos a essa parte da filosofia que nos faz pensar, realmente faz diferença em nossas vidas. Quando começamos a analisar nosso comportamento, percebemos que há algo que podemos mudar para melhor. Agradeço a todos que direto ou indiretamente, contribuíram para que esse evento acontecesse com sucesso, em especial a Irmã Tânia que com muito carinho cedeu o espaço do Anfiteatro da Faculdade Santa Marcelina e a todos que se fizeram presentes. Em breve teremos um curso e todas as pessoas que participaram da palestra serão convidadas através do Whatsapp”, frisou.

Share: