A suplementação vitamínica deve ter orientação de um profissional qualificado, o uso inadequado pode causar danos à saúde

 

A correria do dia a dia, a falta de uma rotina adequada e um estilo de vida pouco saudável são fatores que podem contribuir para uma alimentação carente de nutrientes essenciais para manter o bom funcionamento do organismo. Divididos em macro e micronutrientes, uma alimentação equilibrada é essencial para manter os níveis adequados de dezenas de nutrientes, como as vitaminas. Não por acaso, para suprir as necessidades nutricionais, muitas pessoas recorrem à suplementação vitamínica para melhorar o estado de saúde e prevenir doenças.

As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. A ingestão adequada de vitamina A, por exemplo, é fundamental para a saúde da pele, da visão e do sistema imunológico. Já a vitamina C atua na produção de colágeno, essencial para a pele e os ossos, enquanto as vitaminas do Complexo B auxiliam na saúde da pele, nervos, olhos e fígado. Por atuarem no metabolismo, as vitaminas do Complexo B também são importantes para a sobrevivência e o crescimento dos músculos.

De modo geral, as vitaminas podem ser encontradas na alimentação e se dividem entre dois tipos. O primeiro são as lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, presentes em alimentos como leite, óleos de peixe, verduras e sementes. O outro tipo são as hidrossolúveis, como a vitamina C e as do complexo B, presentes em alimentos como fígado, frutas cítricas e levedo de cerveja, por exemplo. Outra vantagem dos alimentos ricos em vitaminas é que eles também possuem minerais, como ferro e magnésio, essenciais para a saúde e o bom funcionamento do organismo.

Além da alimentação, a suplementação pode trazer inúmeros benefícios à saúde, como a melhora no condicionamento físico e mental, bom humor e sensação de bem-estar, ganho de massa muscular, perda de gordura e aumento da expectativa de vida. No entanto, ela deve ser pautada de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo, considerando sua faixa etária, histórico alimentar e preexistência de doenças.

É o que reforça a farmacêutica da Drogarias Pacheco, Poliana Cristina Diniz de Matos. “A suplementação vitamínica se torna benéfica quando é prescrita por um profissional de saúde qualificado, que avalia o quadro de saúde e nutricional do paciente. Mais que entender esse processo, o profissional deve orientar sobre o consumo dos suplementos e alertar sobre os efeitos adversos provocados pelo seu uso indiscriminado, uma vez que existem parâmetros que nivelam a quantidade adequada de vitaminas, e o consumo excessivo pode levar a um quadro de intoxicação”, pontua.

Quem pode fazer a suplementação vitamínica

Alguns grupos, devido às condições de saúde e hábitos nocivos, podem fazer uso de vitaminas para suprir a carência de nutrientes, desde que tenham a orientação profissional adequada. Como exemplo, os fumantes, já que a nicotina destrói as moléculas de vitamina C, que está ligada à prevenção de tumores.

Pacientes que se submeteram à cirurgia de redução de estômago costumam ter carência de nutrientes devido às restrições alimentares, físicas e bioquímicas causadas pelo procedimento. Já os atletas perdem minerais e vitaminas C e do complexo B pelo suor.

Os idosos compõem um grupo especial devido à baixa absorção de nutrientes, por isso, podem recorrer a suplementos para reposição de vitaminas, principalmente A, C, D, E e do Complexo B. As gestantes também fazem parte desse grupo, sendo o ideal que a mulher inicie a suplementação com ácido fólico (vitamina B9) antes de engravidar e continue de acordo com orientação médica.

Sobre o Grupo DPSP

Com a missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos, o Grupo DPSP nasceu em 2011 e conta com as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A companhia é um dos principais players do varejo farmacêutico com aproximadamente 1.400 lojas em 8 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Hoje, o Grupo DPSP atende seus clientes em lojas físicas, e-commerce, televendas e aplicativo. As marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo levam em seu DNA uma história de confiança e credibilidade no mercado nacional da saúde, preocupando-se constantemente em oferecer excelência em seus processos e a garantia da satisfação do consumidor.

 

Share: