PASCOA

Com a Semana Santa e o Domingo de Páscoa chegando, nos deparamos com vários símbolos que os representam, mas muitas vezes não sabemos sua origem e os fatos históricos que lhe remetem.
PEIXE: Um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente (Mt 14,17). A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).
OS RAMOS: Podemos dizer que a semana da Páscoa começa com o Domingo de Ramos. A festa relembra o dia em que Jesus entrou festivamente em Jerusalém, antes de sua morte. Poucos dias antes de ser preso, julgado e condenado, Jesus dirigiu-se a Jerusalém com seus discípulos, justamente para comemorar a Páscoa (a judaica). Pois foi nesse dia que o povo o aclamou nas ruas, agitando no ar ramos de palmeira e oliveira, e gritando “Hosana (que quer dizer “Salve!”) ao Filho de Davi”. Chamamos de entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para cumprir seu mistério pascal, a realidade era de maioria camponês, eis a razão dos ramos. Levantar os ramos e aclamar com alegria é a maneira do povo expressar o reconhecimento régio e messiânico de Jesus.

Saiba mais na edição 652 do Folha do Sudeste

Share: