O Projeto Ciranda Cultural realizou, no último sábado, 11 de junho, um passeio cultural por Muriaé, no qual seus participantes, jovens artistas e produtores culturais da região, puderam visitar a exposição em cartaz no Grande Hotel Muriahé, o Teatro Municipal Belmira Vilas Boas e o Complexo Turístico do Cristo Redentor. Tendo Muriaé como pólo de ação, esta edição do projeto tem a participação dos municípios de Itamarati de Minas, Miraí, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre, com o patrocínio da CBA e do Instituto Votorantim, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Sob a coordenação geral de Gilca Napier, o projeto assumiu um formato híbrido, com atividades de formação on-line e presenciais, além da promoção do Edital de Premiação Ciranda Cidades 2022.

Ainda neste mês, vai ao ar o Festival Ciranda Cidades, com a exibição de vídeos inéditos pelo YouTube. São mais de 25 produções audiovisuais nas áreas da música, artes visuais, patrimônio histórico e cultura popular, fotografia, gastronomia, entre outras, produzidas junto aos premiados no edital, que ficarão disponíveis gratuitamente para acesso do grande público. De acordo com Gilca Napier, proponente do projeto, “a terceira edição do Ciranda Cultural foi um sucesso, atingindo novos territórios, outros públicos, colocando em cena jovens talentos e dando destaque às trajetórias de grandes produtores culturais de nossa região”.

Também coordenadores da equipe estão Fernando Paixão Duarte e Alessandra Sexto Bernardes. Além do apoio das prefeituras e departamentos de educação e cultura dos municípios participantes desta edição o projeto Ciranda Cultural também teve o apoio da Prefeitura Municipal de Muriaé e da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé – FUNDARTE, da Energisa, do Polo de Audiovisual da Zona da Mata, da Fábrica do Futuro e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho. Na equipe, o arte-educador Elielson Rodrigues; os produtores de audiovisual Adilio Silva e Evandro Silva; o monitor Alex Marinho; no design e comunicação, Carolina Campos e, como produtores locais, Ana Carolina Dias, de Itamarati de Minas; Robert Kennedy Valverde, de São Sebastião da Vargem Alegre; Cristiane Silva e Maria Izabel Magalhães, de Miraí; Rita de Cássia Montezano, de Rosário da Limeira.

Share: