Em Muriaé, os alunos da rede municipal, nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental II, contam agora com material didático exclusivo e totalmente elaborado para a própria realidade.
 
As novas apostilas da Secretaria Municipal e Educação foram desenvolvidas no próprio município, em um trabalho 100% autoral que envolveu profissionais das mais diversas áreas.
 
“Tivemos a colaboração de diretores escolares, professores, supervisores e técnicos da nossa equipe pedagógica, além de estagiários, ilutradores, designers e diagramadores”, explica a adjunta de Educação de Muriaé, Andréa Medina.
 
Para a Educação Infantil, as apostilas são semestrais e direcionadas para crianças do maternal e também de primeiro e segundo períodos.
 
Já o Ensino Fundamental II, que compreende do sexto ao nono ano, tem material bimestral e focado para o ensino de gêneros textuais.
 
A concepção do projeto durou aproximadamente um ano. A metodologia buscou abordar as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, porém contextualizadas para a realidade do município.

“Fui professora por mais de 30 anos. Nós usávamos sempre os livros que os outros faziam. E agora, pela primeira vez em nossa cidade, nossos meninos vão estudar com um material exclusivo e feito especialmente para eles”, pontua a secretária municipal de Educação, Maria Amélia Xaia.
 
O evento de lançamento das novas apostilas aconteceu na última semana, na Faculdade Santa Marcelina, em Muriaé. O prefeito Marcos Guarino celebrou a iniciativa e lembrou que as dificuldades impostas pela pandemia geraram desafios ainda maiores para a educação.
 
“As escolas públicas são as que lidam diretamente com as crianças que foram mais lesadas pela pandemia, em termos de cultura e educação. Temos que fazer uma revolução cultural neste momento, e isso tem que sair no próprio município. Nós moramos aqui, e é aqui que temos que ver nosso trabalho render e acontecer”, destacou.
 
Share: