Iniciativa atua no fortalecimento da gestão educacional na Zona da Mata Mineira, com foco no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes

 

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) deu sequência a mais um ano de atividades na Zona da Mata Mineira. Em Muriaé e  São Sebastião da Vargem Alegre, a iniciativa reuniu professores, gestores, coordenadores e supervisores educacionais da região para as reuniões do primeiro ciclo, visando fortalecer a gestão municipal e escolar da educação, bem como promover ações de mobilização social com as comunidades. O programa é uma parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o Instituto Votorantim e as Secretarias Municipais de Educação (SMEs).

 

Os primeiros encontros formativos do PVE em cada cidade foram realizados nas SMEs, com a participação de diretores e educadores das escolas municipais locais, além das consultorias da Oficina Municipal e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Neste ciclo, foram definidos grupos de mobilizadores para apoio nas ações locais, com foco no aprimoramento da oferta e da demanda de educação de alto padrão na região, bem como na qualificação dos gestores e lideranças públicas locais. Os encontros levantaram as prioridades para os municípios em 2022, como o desenvolvimento de competências de gestão para qualificação do trabalho escolar e o acompanhamento do aprendizado dos estudantes.

 

O PVE vai acompanhar os grupos ao longo de quatro ciclos em 2022, com encontros virtuais e presenciais entre cada um deles. A expectativa é executar o plano de ações, registrar as atividades propostas, divulgar os resultados e compartilhar com os outros municípios participantes, para que um possa auxiliar o outro. Uma das principais frentes de atuação será nas dificuldades de aprendizagem registradas durante o período remoto, buscando encerrar o ano letivo com índices positivos de desenvolvimento escolar.

Para o secretário Municipal de Educação de São Sebastião da Vargem Alegre, João Breno, o primeiro ciclo trouxe “reuniões proveitosas e grandes expectativas” para a atuação do PVE na cidade em 2022. “Estou muito feliz de estar participando de mais um ciclo do programa. Nossas expectativas são as melhores. As reuniões foram de grande valia, com a participação e a aprovação dos nossos servidores. Acredito que esse seja um movimento de inovação para o município, trazendo um plano de valorização da educação que vai promover bons projetos e o desenvolvimento para o nosso ensino público local. Por isso, agradecemos à CBA pelo apoio constante à nossa rede municipal”, destaca.

 

O gerente das Unidades de mineração da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca Andrade, reforça o estreitamento da parceria entre o PVE e o ensino público da região ao longo dos anos. “Esse é um importante trabalho de continuidade, que já é desenvolvido há vários anos na região. O PVE ocorre em Muriaé e em São Sebastião da Vargem Alegre desde 2018. Já tivemos também o PVE em Miraí, entre 2009 e 2012. O programa é um grande instrumento para que possamos aprimorar cada vez mais a qualidade da gestão educacional e, consequentemente, da aprendizagem dos estudantes. Mais uma vez, reafirmamos nosso compromisso com iniciativas que beneficiem e qualifiquem os serviços públicos nas áreas onde atuamos, de forma a contribuir com a gestão escolar, os alunos e as comunidades locais”, afirma.

 

Sobre o PVE

Realizado pelo Instituto Votorantim e pela CBA, em parceria com as prefeituras, o PVE tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública através de capacitações e mobilizações das comunidades em prol de uma educação de qualidade.

 

Completando 14 anos em 2022, o PVE mobiliza agentes pedagógicos e comunidades em diversas localidades do Brasil, tendo atingido mais de 100 cidades apenas na edição de 2018. Ao longo de sua história, já capacitou milhares de educadores.

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br

 

Share: