A conta oficial no Instagram do Missão Gourmet: Cafeteria e Gastronomia anuncia: _ “é um novo tempo em um novo espaço”. O motivo do _post na rede social é a reinauguração do restaurante, que agora tem a capacidade de comportar o triplo de pessoas do que se cabia no local antigo. Antes localizado nas dependências do Grande Hotel, o Missão Gourmet se tornou referência de gastronomia e acolhimento na região ao demonstrar uma história exemplar de transformação na vida de muitos de seus funcionários, que foram admitidos quando passavam por situações angustiantes em suas vidas e, ao se integrarem à equipe, tiveram a oportunidade de reerguer suas vidas e seguir adiante. E as benfeitorias não são o único ponto de sucesso do restaurante, que também esbanja uma trajetória de êxito por possuir um cardápio conhecido por seus sabores marcantes e deliciosos, que vêm encantando seus clientes pelos últimos três anos e meio.

O chef de cozinha Veberton Tibúrcio Soares, popularmente conhecido como Chef Verbinho, não segurou a emoção ao reinaugurar seu empreendimento. Ao ser perguntado sobre sua trajetória, ele discorreu sobre como a ideia de abrir o Missão Gourmet se mescla com a sua própria história. “Sou formado em Gastronomia há doze anos. Sou natural de Juiz de Fora e, durante um tempo, tive o sonho junto à minha esposa de levar o amor através da gastronomia. Eu a conheci no orfanato em 2004, e nos casamos em 2008. Ela passou por muita necessidade. Viemos namorando, e eu consegui fazer faculdade enquanto ela se tornou assistente social. Então, o Missão Gourmet tem um traço de missão por trás. Temos um trabalho particular com todos os funcionários que fizeram parte da loja. Nunca divulgamos isso, pois acho que o que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber. Mas fui muito repreendido nesse tempo, porque o que é bom, temos que falar. Vemos tanta desgraça acontecendo nos dias de hoje, e às vezes escondemos uma história tão bonita. Eu me formei em 2012, e já vinha sonhando em abrir um espaço para atender as pessoas e fazer uma comida com excelência, carinho e amor.

Trabalhamos com comfort food, ou seja, a linha gastronômica da comida que conforta. Não uso nenhum tipo de glutamato monossódico nem conservantes, apenas alho e cebola. Durante um tempo da minha trajetória, decidi junto à minha esposa viver uma vida de missão. Em 2013, fomos a uma escola de missões em Teresópolis, no Rio de Janeiro, e lá ficamos por seis anos como voluntários de uma base. Com isso, conheci muitos adolescentes que trabalhavam comigo e decidi montar o Missão Gourmet, que já era um sonho. Eu já tinha registrado a empresa e patenteado a marca. Contratei alguns jovens que trabalhavam comigo nesse espaço para poder vir. Chamei quatro jovens, dos quais um aceitou: o Hugo, meu filho adotivo, do coração e, hoje, meu sócio. Metade da empresa é dele. Viemos para cá em 2018 e, agora, fazemos tudo juntos. Ele, novo, aos 21 anos, e agora aos 24, prestes a se casar. Construímos esta história que se tornou o Missão Gourmet, uma referência de gastronomia e acolhimento na cidade. Estamos com espaço novo, bem grande, que comporta muitas pessoas e servimos café colonial, uma proposta que não há em Muriaé: o cliente paga um valor fixo e come à vontade”, contou.

Verbinho também abriu seu coração ao falar do lado humanitário do Missão Gourmet. Ele contou sobre como seus esforços têm valido a pena em sua missão de ajudar o próximo. “Tenho a perspectiva no meu coração de que o Missão Gourmet veio trazer uma resposta à dor e ao sofrimento de muitas pessoas. Minha esposa e eu estamos escrevendo um livro chamado ‘Do lixo ao luxo’, pois, em um lugar onde houve muita miséria e dor, hoje temos acolhimento. Servimos a esta cidade com todo o carinho e amor, e hoje eu agradeço a Deus pela oportunidade. Hoje sou professor municipal. Disseram que precisavam de alguém que fosse referência para a juventude e tivesse um coração para ajudar. Nesses três meses de trabalho, já formei quase 200 alunos, dos quais um trabalha comigo. Esta reinauguração significa um novo tempo em nossas vidas. É um propósito a se cumprir. Meu primeiro funcionário foi o Fred, um morador de rua. Eu lembro que, um dia, ele chegou à loja com fome e sede. Eu lhe disse que, caso chegasse limpo no próximo dia, eu lhe daria emprego. Nós alugamos uma casa e a mobiliamos para ele. Eu conheci sua esposa e seu filho, e ele ficou conosco um tempo. Depois, tivemos uma segunda funcionária a quem amo de paixão: a Maria. Ela dizia que não tinha perspectiva de vida, mas amava a gastronomia. Eu lhe disse que não podia contratá-la naquele momento, mas que ela poderia ir à loja todos os meses para que eu lhe desse 200 reais do meu salário, para ajudá-la na faculdade. Ela saiu há um mês, após ficar em nossa equipe durante dois anos e meio, agradecendo por tudo o que viveu conosco”, finalizou.

O sócio de Verbinho, Hugo Ventura, é natural de Teresópolis e também acredita nos ideais do amigo. Ao ser entrevistado, ele também deu detalhes de sua história e falou sobre como veio a Muriaé sem muitas expectativas. “Nossa missão é acreditar nos funcionários que fazem parte da nossa equipe, assim como o Verbinho acreditou em mim. Vim para cá sem perspectiva, em um momento muito difícil da minha vida. Ele me fez o convite de abrir com ele o Missão Gourmet, mesmo que eu não tivesse nenhuma experiência. Desde o início, o convite não era para ser funcionário, mas sim sócio. Vim sem saber de nada, e fui aos poucos aprendendo com todas as experiências que tive. Como sempre dizemos às pessoas que fazem parte da nossa equipe, eles vêm não com o propósito de apenas ser um funcionário, mas sim ir além disso e, amanhã, poder se tornar um sócio ou administrador, caminhando junto a nós. O objetivo é crescer juntos. Este é apenas o início de um projeto, e o novo local traz vida para todos nós que fazemos parte do Missão Gourmet”, explicou.

Share: