A mais importante cerimônia de outorgas de títulos e comendas do Município de Muriaé voltou a acontecer este ano, após dois anos não realizadas devido à pandemia de Covid-19. A solenidade de outorgas dos títulos de Cidadania Honorária, Honra ao Mérito, Mérito Legislativo e da Comenda Martins da Costa, que marca o início das comemorações do Dia do Muriaeense (6 de setembro), foi realizada em 1º de setembro, às 18h30, no Anfiteatro da Faminas.

Os títulos têm significações muito fortes no que tange à municipalidade. É o reconhecimento do Município àqueles que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento e/ou melhoria de vida dos muriaeenses. Cidadania Honorária é destinado a pessoas que não nasceram em Muriaé, já Honra ao Mérito é para os nascidos em Muriaé, ou que já tenham recebido o título de Cidadania Honorária. O título de Mérito Legislativo é outorgado a um ex-vereador que tenha construído um legado significativo de trabalho, enquanto legislador municipal. Já a Comenda Martins da Costa, que leva o nome do juiz de direito considerado o grande responsável pela emancipação política de Muriaé, é a mais importante honraria do Município, destinada àqueles que possuem um histórico de contribuições contundentes e destacáveis à comunidade de Muriaé.

Foram 40 homenageados na edição 2022, sendo que cada vereador (inclusive o presidente Ciso) e o prefeito indicaram dois homenageados aos títulos de Cidadania Honorária e Honra ao Mérito. O presidente Ciso (PL), de forma exclusiva como estipula o regimento, indicou os nomes a receber o título de Mérito Legislativo (1|) e Comenda Martins da Costa (3).


Share: