Anualmente, a Semana Nacional do Trânsito alerta a população quanto à importância da manutenção de um tráfego seguro. Prevista pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a comemoração ocorre entre 18 e 25 de setembro e visa chamar atenção, através de ações educativas, para a conscientização de motoristas e pedestres sobre a responsabilidade de respeitar as regras de trânsito. Este ano, com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a edição de 2022 do evento movimentou Muriaé através de palestras em escolas municipais, realização de blitz educativas e um concurso de desenhos desenvolvido junto aos alunos da rede municipal de ensino. Também foi realizada uma ação no Posto da PRF (Polívia Rodoviária Federal), na Rodovia BR-116, durante a manhã de sexta-feira (24). Com a união de diversas autoridades das áreas de segurança, saúde e transporte, o evento teve caráter informativo e contou com panfletagem e serviços de saúde. Estiveram envolvidos na organização do evento a PRF, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Tiro de Guerra, o Demuttran, a Secretaria Municipal de Saúde, a UPA, o Demsur, escolas municipais e aplicativos de mobilidade urbana.

Pronunciamentos do prefeito Marcos Guarino e do diretor do Demuttran, Mario Brambila, deram o pontapé inicial para as comemorações da Semana Nacional do Trânsito na cidade. Junto a palestras educativas da Patrulha de Trânsito da Polícia Militar e do SAMU, que ocorreram no Teatro Zaccaria Marques e mobilizaram autoridades competentes ligadas ao tema. Vale destacar a presença das Companheiras do Lions Clube Muriaé Helen Keller, clube este que também está apoiando esta ação. Já o encerramento se deu na manhã de sábado (24) na Praça João Pinheiro, com a premiação do concurso de desenhos.

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, a reportagem do Jornal Folha do Sudeste entrevistou Marcos Vinicios Custódio dos Santos, instrutor da Autoescola Minas Brasil. Com uma bagagem de sete anos de experiência no ramo, ele revelou suas preocupações quanto à segurança no trânsito e parabenizou Larissa Brambila, sua mais nova aluna aprovada. “Esta é a primeira autoescola em que trabalho aqui em Muriaé. Entrei sem experiência, porém estudei, treinei e sempre busco me aprimorar na profissão. Fui instrutor de moto por cinco anos e tive as melhores aprovações. Eu me sinto honrado, porém preocupado com tantos acidentes que vejo, além da imprudência e negligência. Larissa foi uma aluna aplicada e dedicada, sempre buscando sugar todo o conhecimento. Ela tinha gana, força e resiliência. Trato todos os alunos com igualdade. Eu me pergunto todos os dias como eu gostaria que fosse meu instrutor em aula prática, e então faço o que precisa ser feito. Tenho amor pela profissão, e febre emocional quando um aluno não passa no teste final, mas busco força e, então, tentamos novamente”, disse. Ele finalizou com um agradecimento ao proprietário da Autoescola Minas Brasil, Nevail Alexoda Silva, por lhe abrir as portas e dar a oportunidade de atuar no estabelecimento de ensino.

Já a jovem aluna aprovada, Larissa Brambila de 19 anos, mostrou-se animada com a conquista e grata pelo apoio de Marcos Vinicios, sem poupar elogios ao instrutor. “Agradeço imensamente ao Marcos pelo incentivo e dedicação para a concretização desse sonho. Marcos foi mais que um instrutor, foi um amigo que eu tive durante essa trajetória, aconselhando e persistindo para que esse propósito se cumprisse na minha vida”, avaliou.

Share: