Um ano após a instalação de um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da FAMINAS Muriaé, uma novidade para facilitar ainda mais o acesso à Justiça.  

Neste mês de setembro, foi iniciado o projeto Papre Itinerante, que garante à população de cinco distritos da Comarca de Muriaé (Belisário, Vermelho e Pirapanema, Itamuri, Boa Família e Bom Jesus da Cachoeira) o mesmo atendimento realizado no NPJ, que funciona no Centro da cidade. 

“Percebemos que muitas pessoas que se inscreviam para as sessões de mediação/audiência de conciliação, mas que residiam nas comunidades dos distritos, e também na Zona Rural, não compareciam às sessões/audiências agendadas. Constatamos que, em sua maioria, que a causa da ausência era a falta de recursos para pagar o transporte. Por isso, ir até a essas pessoas, facilita o acesso à Justiça e, ao mesmo tempo, proporciona aos estudantes do curso de Direito da FAMINAS uma experiência ímpar, no campo de sua formação humana”, afirmou o professor Eduardo de Assis Pinheiro, coordenador do Papre instalado no NPJ da FAMINAS. 

O Papre é fruto de uma parceria da instituição de ensino com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o objetivo de promover a resolução de conflitos, por meio do diálogo, da mediação e da negociação, além de conciliar demandas que ainda não se tornaram judiciais. Para a realização do Papre Itinerante, foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e os Centros de Referência da Assistência Social da cidade.

Para outras informações, ligue (32) 3729-7549. 

Share: