Foi inaugurada, na manhã de terça-feira (27/09), a Transitolândia, um espaço educacional voltado para crianças que simula ruas com circulação de pedestres e veículos. O evento integrou a programação especial daSemana Nacional do Trânsito e aconteceu ao lado doCRAS, próximo ao Centro Educacional Dom Delfim, naRua Itagiba de Oliveira, na Barra. O espaço foi nomeado Sala de Educação para o Trânsito Wilson Pereira de Castro, em homenagem ao saudoso empresário fundadorda Eureka, empresa muriaeense nacionalmente reconhecida pela excelência no ramo de transportes. A iniciativa de desenvolvimento do local se deu através do Demuttran (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Muriaé), sob direção de Mário Brambila, e da Prefeitura de Muriaé, através do prefeito Marcos Guarino, um projeto de autoria da vereadora Miriam Facchini.

A cerimônia contou com o prestígio de diversas autoridades e personalidades muriaeense, dos quais pode-se citar a presença dos familiares do Sr. Wilson: As filhasElizabeth e Ângela, os genros Mário e Paulo; as representantes do Lions Clube Muriaé Helen Keller; a Secretária de Educação, Maria Amélia Queiroz Xaia, e sua adjunta, Andreia Medina; o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Mauro Aquino; a Diretora do Demsur, Maria da Consolação; o Secretário de Fazenda, Francisco Junior; a Diretora da Fundarte, Gilca Napier; a Secretária de Governo, Vanderleia Castro; e os representantes da Polícia Militar, Sargento Valderli e a Soldada Bruna.


Elizabeth Castro dos Santos, filha do Sr. Wilson, discursou ao público presente e, em um momento emocionante, frisou a importância do legado de seu pai. “Sua missão sempre foi ajudar ao próximo”, afirmou, antes de prestar agradecimentos. “Só temos a agradecer ao prefeito Dr.Marcos Guarino, à vereadora Miriam Facchini, ao Mário Brambila e a todos que fizeram esta homenagem tão maravilhosa”, concluiu. Já em entrevista à reportagem do Jornal Folha do Sudeste, ela mais uma vez resgatou a memória do pai. “É uma emoção muito grande, porque meu pai deixou um legado muito lindo para os filhos, de muita dedicação, trabalho, fé, personalidade e doação. Foi uma homenagem maravilhosa. Afinal, nossa cidade cresceu muito, e as pessoas não respeitam os semáforos e a vida humana. Tenho certeza de que a Transitolândia será um projeto muito bom para todos. Agradeço a todos que estiveram envolvidos neste projeto”, finalizou.

A vereadora Miriam Facchini também foi entrevistada e aproveitou a oportunidade para expressar sua satisfação com o projeto, reafirmando a homenagem ao fundador da Eureka. “Sr. Wilson foi um empresário que levou o nome de Muriaé a termos de Brasil com sua empresa bem-estabelecida, a renomada Eureka, que emprega muita gente e desenvolve nossa cidade. Recebemos, através de sua filha, o pedido de trazer seu nome para deixar em registro e mostrar sua importância não só como um grande empresário, mas como um bom cidadão que sempre foi. Ele ajudou muitas famílias e idosos em momentos difíceis, como no período das enchentes. É um grande merecedor deste ato. Agradeço ao prefeito Dr. Marcos Guarino, por ter feito a sanção desta lei, e ao Demuttran e à Secretaria de Educação, porque começamos como crianças e jovens a aprender a usar o trânsito da melhor forma para evitar tragédias e acidentes graves. Então, a Transitolândia é um projeto realmente muito grande para Muriaé. A partir do momento que tomamos a iniciativa, tivemos a aprovação dos vereadores da Câmara Municipal por unanimidade. Portanto, agradeço a todos os colegas por terem aprovado a minha indicação”, disse.

O Diretor do Demuttran, Mário Lucio Brambila, ressaltou os benefícios que a Transitolândia trará para a educação infantil e a conscientização deste público no que se refere ao respeito às regras de trânsito. “É uma grande forma de aprendizagem: as crianças aprendem a passar na faixa de pedestres, respeitar a parada obrigatória, dar preferência, etc. Toda a sinalização neste sentido será trabalhada com as crianças. É uma forma que encontramos de formar cidadãos conscientes de suas obrigações”, explicou.

Biografia de Wilson Pereira de Castro

Wilson Pereira de Castro, carinhosamente chamado pelos familiares e amigos como Cicinho, casado com Srª YvonePereira de Castro, tendo os filhos: Maria das Graças (Daya), Ângela, Wilson Junior (Wilsinho), Elizabeth e nove netos.

Sua história é emocionante haja vista que muito cedo foi engraxate, sapateiro, aprendiz de alfaiate, sorveteiro e trabalhando por trinta e dois anos como caminhoneiro. Portanto, a vocação empreendedora foi se concretizando, atribuindo ao sonho de ter uma das maiores e mais prestigiada transportadora da região, que por força de dedicação e trabalho nasce em Muriaé a empresa Eureka.

Era um homem humilde, trabalhador, de personalidade forte, determinado de grande sabedoria e honestidade, mesmo em meio à atribulada carreira de empresário, sempre foi um grande benfeitor para a nossa comunidade.

Wilson sempre se preocupava em ajudar ao próximo através de entidades como asilos, sempre auxiliou e ajudou disponibilizando seus caminhões em período de enchentes bem como diversas igrejas.

Associado ao Lions Clube de Muriaé, exercia o dom da boa cidadania de servir ao próximo como um bom Leão. Interessava ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social moral da comunidade.

A justa homenagem de denominar com o seu nome Wilson Pereira de Castro a Transitolândia Municipal e a sala de educação para o trânsito no espaço localizado na Escola Dom Delfim, especialmente para crianças aprenderem quais atitudes e seguranças corretas como atravessar as vias, obedecer às sinalizações e boas práticas dentro do transporte coletivo e se comportarem nas ruas e avenidas e obter informações sobre as leis de trânsito. Um dos objetivos é que elas propaguem as dicas recebidas para os familiares.

Share: