Final de semana prolongado tem previsão de chuvas volumosas.

População também deve ficar atenta e entrar em contato com Energisa pelos canais digitais.

 

O período chuvoso chegou com força: é o que alerta o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) para os próximos meses. “As chuvas no período da primavera geralmente ocorrem em forma de pancadas, que são aquelas chuvas fortes e relativamente de curta duração, por aproximadamente 45 a 60 minutos, e que podem vir acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e ocasionais quedas de granizo. Por isso, é importante manter-se em local seguro durante uma tempestade”, alerta a meteorologista Ana Paula Paes do ELAT/INPE. E para este final de semana prolongado, a previsão é de dias seguidos de chuvas com volume relativamente alto até quarta-feira (16/11).

A região de Piraúba já foi afetada essa semana por um temporal com fortes chuvas e granizo. A Energisa acionou o Plano de Contingência para Situações de Calamidade e reforçou equipes para atendimento aos clientes e também recursos de alta tecnologia para recuperação da rede, como drones. O temporal causou danos na rede elétrica com queda de postes e rompimento de cabos, devido a árvores e telhados que caíram na rede elétrica.

“Nossas equipes são preparadas para atuar em emergências e atender à população o mais rápido possível em casos de interrupções de energia, além de contarmos com recursos e equipamentos para o enfrentamento dessas situações, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência”, conta Victor Rispoli, gerente de Operações. Ele lembra que a rede elétrica está sujeita a intempéries, quase sempre causadas por fatores externos, como ventanias e quedas de objetos e árvores sobre a rede que provocam o rompimento dos cabos de energia e queda de postes. Alguns serviços de recomposição da rede são complexos, em locais de difícil acesso e demandam maior tempo.

O gerente destaca também o quanto é importante a atenção da população em adotar medidas de segurança em dias de chuva e tempestades com raios. “Os raios podem atingir diretamente as pessoas e imóveis ou por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Por isso, se perceber uma tempestade se aproximando, o recomendável é retirar todos os equipamentos da tomada e ficar em local seguro”. Ele recomenda um vídeo bem fácil para quem quer se proteger. Outra orientação importante é: em caso de fios partidos no chão, mantenha distância, isole o local e comunique imediatamente à Energisa. O cabo pode estar energizado e causar graves acidente.

 

 

Share: