Foi realizado, em 5 de novembro,  o primeiro encontro do Projeto Oficina de Bandeiras, Estandartes e Percussão pra Folia de Reis. A iniciativa tem o apoio do Movimento Pró-Cultura e visa a produção artesanal de estandartes e bandeiras, além realizar jornadas e apresentações culturais, em comemoração ao Dia de Reis, que é uma manifestação católica do folclore nacional , que ocorre durante o período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. A oficina aconteceu na Biblioteca Comunitária do Bairro Aeroporto, anexa à Igreja Santo Antônio, e, durante o evento, foram confeccionados bandeiras, estandartes e adereços para a Folia, junto ao público presente, composto por crianças, jovens e adultos.

A Coordenadora artística Thainá Gardoni , em entrevista ao Jornal Folha do Sudeste, falou sobre os contextos cultural, religioso e comunitário dos trabalhos “O projeto foi idealizado há cerca de quatro ou cinco meses, e hoje estamos começando a colocá-lo em prática. Trabalhamos com a música para envolver os participantes no batuque e pela confecção e decoração de bandeiras e estandartes. Muitos veem com olhos de curiosidade e, as vezes, sentem medo,  mas o Folião não é algo ruim. Falta às pessoasbuscarem conhecimentos para saberem um pouco maissobre o tema. É uma história bíblica, muito interessante, que demonstra que o ouro representa a prosperidade; o incenso, a espiritualidade; e a mirra, a imortalidade. Cada um tem seu propósito na caminhada até o Messias”, explicou.

Jonas Rosa Valério, Coordenador e Idealizador do projeto, também conversou com a nossa reportagem e frisou a adesão popular, prestando agradecimentos e convidando os leitores do Jornal Folha do Sudeste a prestigiar a iniciativa. “É um trabalho que envolve toda a comunidade, desde crianças, jovens até adultos, além de pessoas de outros bairros que vêm participar dos projetos, adquirir conhecimento e técnica. Para quem quiser participar, basta nos procurar, realizar a inscrição e participar das oficinas que acontecerão quinzenalmente durante a manhã e tarde de sábado. Desejo um bom trabalho a todos e que dê tudo certo. Agradeço os apoios da Prefeitura de Muriaé , do Movimento Pró-Cultura,   da Fundarte e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura “, disse.

Share: