No dia 18 de novembro, a Escola Estadual Doutor Olavo Tostes fez o encerramento da Semana de Educação para a Vida com belas apresentações e reflexões. Os temas que ganharam destaque foram a Semana da Arte Moderna e o Dia da Consciência Negra.

A Semana de Arte Moderna aconteceu em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo e para comemorar o seu centenário, a escola desenvolveu ao longo do ano debates, atividades e ações sobre esse grande marco na arte e cultura de nosso país. Assim como os artistas e intelectuais brasileiros da época, buscamos com este trabalho trazer à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”, uma arte com a “cara” do Brasil.

Como a Educação é para a Vida, também ressaltamos o Dia da Consciência Negra e a reflexão acerca da valorização da cultura e presença dessa população no Brás, bem como para combater a desigualdade racial. O professor Wanderley Clark, foi o nosso convidado para falar sobre a história de luta do povo negro e o racismo ainda presente em nossa sociedade.

Para entender melhor essa revolução estética e moral propostas em nossa instituição, vejam as fotos da culminância do projeto realizado com empenho pelas equipes gestora, pedagógica e estudantes.



Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os negros, que forma a maioria da população brasileira, sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, na Semana de Educação para Vida, professores e alunos dos 1° e 2° anos do Ensino Médio, do turno vespertino, da E. E.Dr. Olavo Tostes participaram de uma palestra sobre a Consciência Negra, que proporcionou um momento de reflexão. Foi ressaltado o reconhecimento; a representação e o fortalecimento da identidade negra; o combate ao racismo e discriminações. Esse momento promoveu o encontro entre as diferenças, a diversidade e o respeito entre todos os presentes.
E esta palestra teve como palestrante o professor de História da nossa escola, Wanderley Clark, que brilhantemente expressou suas ideias, sua postura, sua vivência e seu respeito em relação ao assunto: VIDAS NEGRAS IMPORTAM!!!
Parabéns ao professor Wanderley Clark e aos professores e alunos, que tiveram este momento de reflexão, diálogo e convivência harmônica com a diversidade!!!


Share: