Após três anos de interrupção devido à pandemia, a Prefeitura de Muriaé volta a realizar em 2022 a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva. O evento aconteceu na quinta-feira, 1 de dezembro, no Centro Universitário Faminas.

O prefeito Marcos Guarino concedeu a honraria para 30 pessoas que, através de seu trabalho, contribuíram para o desenvolvimento do município de Muriaé.

A honraria foi criada em 2013, por meio do decreto número 5.272 daquele ano, e o patrono que dá nome à medalha não poderia ser mais adequado. Nascido em Muriaé, no distrito de Itamuri, José Alencar Gomes da Silva, sua vida ao trabalho desde criança. Trabalhou, cresceu, prosperou e, à frente da Coteminas, tornou-se um dos maiores empresários do Brasil no ramo da indústria têxtil.

Na política, foi senador pelo estado de Minas Gerais entre 1999 e 2002. Nos oito anos seguintes, ocupou o cargo de vice-presidente da República, sempre contribuindo decisivamente para o repasse de verbas e programas federais para o município de Muriaé.

José Alencar se notabilizou ainda mais a partir de 2007, tornando-se símbolo de perseverança para todos os brasileiros, ao lutar bravamente contra o câncer. Mesmo após diversas cirurgias e sessões de tratamento intenso, jamais perdeu o otimismo.

Morreu em 2011, aos 70 anos, vitimado pela doença contra a qual lutou durante tantos anos. Suas cinzas estão na igreja matriz do distrito de Itamuri, a mesma comunidade onde nasceu e viveu parte da infância.

Homenageados deste ano:

– Ademir Freitas Valentim

– Adriana Aparecida de Morais Ribeiro

– Adriana Furtado de Oliveira Carvalho

– Alveraldo João dos Santos

– Antônio Carlos da Silva

– Cristiano Elydio Guarçoni

– Dalva Lúcia de Souza Moreira

– Denise de Fátima de Souza Pereira

– Emanuel de Assis Gonçalves

– Eudóxia Augusta Canedo Montezano

– Hamilton Cardoso de Mello

– Inimar de Fátima Carneiro

– José Angelo de Freitas

– José Carlos Alves Cerqueira

– José Domingos Dias

– Juscelino de Oliveira Rodrigues

– Leandro Rodrigues Mazzini

– Luiza Agostini de Andrade

– Marcos Leandro Pereira

– Marlene Vasconcelos Pereira

– Natalia Santos Magalhães

– Natalino da Silva de Oliveira

– Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho

– Reinaldo Felippe Péres Laviola

– Sebastião Antonio da Silva

– Sebastião Vitor Cota

– Valdir Souza Amaro

– Waltecy Paulino

– Wanderly Torres de Azevedo

– Wilson Roberto de Castro

Emanuel de Assis Gonçalves é Condecorado com a Medalha José Alencar, 1º Sargento, Emanuel de Assis Gonçalves, filho de Ismael Malveira Gonçalves e Manoelina Jachinto Gonçalves, estudou na Escola Estadual Chequer Jorge, Itaperuna – RJ e na Escola Estadual 10 de Maio, concluindo o ensino médio em Muriaé na Escola Estadual Gonçalves Couto. Ingressou na carreira Militar aos 18 anos pelo 2º BPM de Juiz de Fora onde fez o curso de formação de soldado.

Em 1998 veio transferido do Batalhão de Ubá para Muriaé, casando-se com a Muriaeense Claudia Maria Franklin Gonçalves, desta união nasceram Caroline Franklin e Emanuel Filho.
Em 1991 foi aprovado no curso de formação de cabo. Desde então vem aprimorando incansavelmente na busca do “melhor servir.” Para tanto fez vários cursos como: Curso de Resgate com BMMG (Bombeiro Militar de Minas Gerais), Curso de Forças Táticas ministrado pelo GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) do 4º RPM. Curso de promotor dos Direitos Humanos pelo 2º BPM Juiz de Fora.
Detentor de diversos destaques operacionais no 21º e 47º Batalhão da Polícia Militar, dentre os quais em 1995, um destaque operacional, reconhecido pelo Comandante Geral da PMMG. Em 2007, fez o curso de formação de sargento, sendo promovido em 2012 a Segundo Sargento.
Ostenta orgulhosamente o título de Cidadão Honorário Muriaeense bem como o título de Honra ao Mérito outorgados pelo poder legislativo e executivo do município.
Na Polícia Militar recebeu o título de Guardião da Divisa, e a medalha de Mérito Militar Grau Bronze.
Em 2013 foi agraciado com a mais alta comenda da Polícia Militar de Minas Gerais. A Medalha ALFERES TIRADENTES.
Em 2014 entrou para o quadro das polícias militares da reserva, (QPR) sendo promovido a primeiro sargento. Encerrando a carreira militar com a certeza que combateu um bom combate.
“Para mim é motivo de muito orgulho e satisfação receber a Medalha José Alencar. Agradeço ao prefeito Dr. Marcos Guarino e ao vereador Evandro Cheroso pela indicação do meu nome”, disse o Sargento Assis.

Share: