Devido ao risco iminente de queda da estrutura, o Conjunto Arquitetônico Palace Hotel, situado no entorno da Praça Guido Marlière, foi totalmente demolido entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2023.

A demolição parcial do imóvel, preservando o chamado “trecho 01”, situado na esquina entre a Praça Guido e a rua Sete de Setembro, não foi possível. No dia 20/02, após as ações demolitórias dos “trechos 02 e 03”, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, juntamente com a equipe de demolição e seu respectivo responsável técnico, avaliou não haver condições técnicas, devido ao alto grau de instabilidade das paredes da fachada, para se tentar preservar a parte recomendada pela decisão judicial proferida em 9 de fevereiro de 2023.

Desta forma, para eliminar totalmente os riscos do perímetro, assegurando a volta à normalidade às vias de circulação do entorno, sem prejuízos a rede de abastecimento de energia e telecomunicação, a Defesa Civil recomendou a demolição total de Conjunto Arquitetônico Palace Hotel.

Saiba mais

No dia 10 de fevereiro, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável emitiu o alvará de demolição parcial do imóvel conhecido como Conjunto Arquitetônico Palace Hotel.

A demolição parcial do imóvel, preservando o chamado “trecho 01”, situado na esquina entre a Praça Guido e a rua Sete de Setembro, já havia sido solicitada pelo proprietário em novembro de 2022, e autorizada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de Ubá (CODEMPAC) em dezembro.

Após a análise de engenheiros que constataram a existência de fracionamento em trechos da fachada do imóvel, em trecho 01, trecho 02 e trecho 03, e o atestado da condição de condenados à demolição devido a ação do tempo, o Ministério Público manifestou-se pela demolição parcial, assim como decisão judicial proferida em 09 de fevereiro de 2023, assinada pelo juiz, Dr. Thiago Brega de Assis, que assegurou que “em havendo eventual colapso da estrutura da fachada do Hotel, a reconstrução poderá ser determinada posteriormente”.

Share: