A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher(coordenada pela atual presidente, vereadora Miriam Facchini Barbosa), representação da Câmara Municipal de Muriaé (liderada atualmente pelopresidente, Gerson Varella Neto, e apoiado pelos demais vereadores do mandato vigente) realizou, na noite do dia 08/03 (quarta-feira), no Plenário da Câmara Legislativa, um evento festivo em ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de proporcionar uma confraternização do público presente e passarorientações específicas sobre temas de grande interesse para as mulheres.

As palestras ficaram por conta da juíza Dra. Alinne Arquette (conversou sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher), do médico mastologista Dr. Luiz Carlos Navarro (orientou sobre o câncer de mama), da psicóloga Margarida Maria Paulo Rodrigues Marques, mais conhecida como Gôza (que tratou sobre o Reencontro da Alegria, com uma palestra motivacional sobre auto estima e conforto) e da professora Íris Amâncio (que destacou o tema das diferenças de gênero, cor de pele e desigualdades).

Gôza recebeu a doação de lenços do Lions Clube Muriaé Helen Keller, que já faz um trabalho de apoio à Fundação Cristiano Varella. O objetivo do oferecimento dos lenços, agora um programa oficial que marcará a data de comemoração do dia 8 de Março, todos os anos, é levantar a autoestima das mulheres que fazem tratamento contra o câncer de mama e acabam perdendo seus cabelos. Ela se sentiu honrada e agradeceu o convite para participar, reforçando que as mulheres deveriam segurar as mãos umas das outras, estando sempre de bem com a vida, pois o pessimismo atrai até doenças. “Tive o privilégio de falar sobre o que vem depois da violência e do sofrimento, que é a alegria.Elas devem se tornar redes, umas para outras, e atentar para a questões como a violência e preconceito de gênero sofrido, além deenfermidades como o câncer de mama. Mas podem ultrapassar essas dificuldades, focando nas coisas boas que formam a vida e superando as coisas ruins”, analisa.

A vereadora, Miriam Facchini avalia que o público teve uma boa participação nesta oportunidade de apoio ofertada. “Relembramos a importância da voz da mulher, que tem que levar seu anseio, sua vontade, poder expressar e falar o que tem vontade para melhorar sua cidade, enquanto cidadã. Esse é o espaço delas. E foi um momento de fortalecer junto às Companheiras do LC  Muriaé Helen Keller, lançando o projeto dos Lenços Solidários, que vai ser marco de todo dia 8 de Março”, completa.

Share: