Foi realizado, na tarde do dia 15 de março (quarta-feira), no CEFAS Muriaé, o Encontro “Agricultoras em Movimento”,  um evento com celebração anual em homenagem ao mês da Mulher, reconhecendo suas conquistas e pautando nas lutas e desafios das trabalhadoras rurais.  A programação iniciou com o credenciamento, seguido da abertura e a Roda de Conversa “Cuidar do Todo Sem Esquecer de si Mesma”, além da Mesa Redonda “Atuação das Mulheres Rurais” (Na Luta e Garantia de Direitos, no Acesso às Políticas Públicas, em Defesa do Território, Na Agricultura Familiar e Agreoecológica). Na ocasião, também foi feito o lançamento do  concurso “Quitandas da Serra”. Houve também trocas de mudas e sementes, com uma confraternização, logo em seguida, em que as participantes  partilharam de um lanche ao som da DJ. O evento, que foi uma parceria da COOPAF; Sindicato dos Trabalhadores de Muriaé, Rosário da Limeira, Barão do Monte Alto e São Sebastião da Vargem Alegre; CEIFAR ZM; Emater, Cresol; Prefeitura de Muriaé; Fundarte; entre outros; contou com a presença do prefeito Marcos Guarino, acompanhado da Secrtária de Direitos Humanos Tatiana Rangel, Secretária de Governo Vanderleia Castro e a Diretora da Fundarte Wânia Muahd.

Segundo a Diretora Presidenta da COOPAF, Adriana Aparecida de Morais Ribeiro, este foi maiss um encontro realizado pelo Programa Agricultoras em Movimento, com o objetivo de dar apoio às mulheres rurais em várias frentes, como geração de renda, formação política, entre outros. “Foi uma oportunidade de trazer informações e proporcionar troca de experiências, além de ser um momento de diversão para compartilhar com elas. Tivemos sorteios entre elas de maquiagem do O Boticário, reforçando a importância do auto cuidado. Agradecemos o apoio de todos os parceiros. Pudemos comemorar, celebrar, mas também pautar nas lutas e demandas, fortalecer as trabalhadoras enquanto rede, com resistência e trabalho em forma coletiva”, analisa.

De acordo com Maria Aparecida de Oliveira Silva, Diretora de Formação para jovens e mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, o movimento sindical da base, reforça a organização da mulher rural e enfatiza seus direitos e desafios enfrentados. “Foi também uma oportunidade de lançar o Concurso de Quitandas, que em julho será efetivado. Ficamos muito felizes, pois tivemos a presença de mais de 80 mulheres. Agradecemos a todas que participaram, a todos os parceiros e reforçamos a importância da Cooperação”, completa.

Share: