“Bernadete chegou na nossa família no dia de Natal de 1933, como se fosse um presente de Papai Noel.

Chegou cheia de alegria e entusiasmo para alegrar a todos nós e foi sempre minha fiel escudeira.

Foi uma filha maravilhosa, cuidando com todo carinho de nossos pais até a morte, uma irmã e tia exemplar e nosso porto seguro. Sempre preocupada com o bem-estar social e consciente de sua responsabilidade com o próximo.

 Hoje, visitando o Bairro Padre Tiago, tive a alegria de ver como [a região] cresceu em tamanho e prosperidade. Fiquei emocionada vendo o progresso e prosperidade no tamanho das casas.

Tive sorte de ver esse bairro nascer sob meus olhos. Lembro do Padre Tiago com mapas na mão, explicando como seria o bairro.

 De todas as coisas belas que já vi pelo mundo afora, essa foi a bela coisa que vi: um sonho de amor ao próximo se tornar realidade graças à persistência do Padre Tiago e deste grupo idealista que o seguiu.

Agradeço sempre a Deus de tê-los conhecido. Bernadete me deixou esta herança.

Hoje, visitando o grupo escolar do bairro, fiquei maravilhada! Cheguei, por coincidência, na hora de um teatrinho em que as professoras faziam uma representação para conscientização para a inclusão de todos. As próprias professoras eram as artistas da peça, e as crianças acompanhavam cantando e eram acompanhadas por instrumentos tocados pelas professoras. Foi lindo! Surpreendente! Trabalhei 30 anos em escolas públicas no Rio de Janeiro e jamais vi coisa igual. A escola é de primeiro mundo, a interação entre alunos e professores é surpreendente. Pensei só comigo, o Padre Tiago deixou seguidores!

Quero parabenizar a prefeitura pela obra feita na escola, no prédio onde funciona o grupo, pelo sistema moderno de refrigeração das salas e pela manutenção que estava lá quando cheguei. A prefeitura de Muriaé está de parabéns!

Quero agradecer em nome de minha família e em meu nome por esta homenagem à Bernadete, parabenizando também todas as mulheres fortes e corajosas que recebem hoje esta comenda.

Agradeço também à Vereadora Dra. Miriam Fachini, autora do projeto que deu origem à Lei Municipal.

Termino agradecendo a Deus pela vida de minha irmã e por ter amigos que ela me deixou de herança.

 

Saudosa Bernadete Carneiro Garcia

Share: