A Prefeitura de Muriaé por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Setor de Juventude da FUNDARTE e  OAB Muriaé, realizou na noite do dia 25 de julho, no Teatro Zaccaria Marques, o  AfroSaber que homenageou 10 mulheres, em  comemoração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e Internacional da Mulher Negra.

Estava presente no evento o Prefeito Dr. Marcos Guarino, a Secretária de Direitos Humanos; Tatiana Rangel, o Diretor e Presidente do Conselho de Juventude da Fundarte; Evandro Silva, entre outros secretários.

Lembrando que o AfroSaber teve como objetivo dar voz e vez para todos e a sua participação nos diálogos que foram apresentados.

Sobre Tereza de Benguela:

Tereza de Benguela é, assim como outras heroínas negras, um dos nomes esquecidos pela historiografia nacional, que, nos últimos anos, devido ao engajamento do movimento de mulheres negras e a pesquisa, ou ao resgate de documentos até então não devidamente

estudados, na busca de recontar a história nacional e multiplicar as narrativas que revelam a formação sociopolítica brasileira. Tereza se tornou a líder do Quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena, resistiu a escravidão por duas décadas. O Quilombo do

Quariterê que abrigava mais de 100 pessoas, com destaque na presença de negros e

indígenas. Tereza navegava com barcos imponentes pelos rios do Pantanal. E todos a chamavam de “Rainha Tereza”. O Quilombo resistiu até 1770, quando foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Sousa Coutinho. A população na época era de 79 pessoas negras e 30 pessoas de origens indígenas.

Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente no Brasil o Dia

Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data comemorativa foi instituída pela Lei n° 12.987/2014. O dia 25 de julho também serve de inspiração e homenagem para

mulheres pretas, latinas e caribenhas, além de motivação para debater e atuar na defesa de politicas públicas, que garantam direitos para todas as mulheres.

As convidadas da noite para compor o palco do teatro, foram 8 importantes mulheres da cidade. Que juntas se reuniram para dialogar e discutir diversos assuntos.

Foram elas: A professora de Libras Sandra Carla, a cantora Carol Pereira, a artista e defensora das diversidades Thais de Jesus, a enfermeira Aline Sabino, as empreendedoras Eliziane Aparecida e Fátima Freitas, a doméstica Marlene Maria e a advogada palestrante e mediadora Deizi Camilo.

Registramos também a presença da Interprete de Libras Rosane Silva, que foi convidada para acompanhar a professora Sandra Carla.

Foram homenageadas algumas mulheres que são referência de ações sociais na  cidade de Muriaé, com o título de Honra ao Mérito “Tereza Benguela”.

 Ana Beatriz da Silva Couto – Criadora de um evento social voltado para crianças do bairro  Santa Terezinha.

Ana Paula Silva Silveira- Lider Comunitária do bairro São Joaquim.

Deizi Camilo- Palestrante e Advogada.

Dilma Candida da Silva Campos– Professora e Diretora da Escola Estadual Orlando de Lima Faria.

Josielle Rodrigues Sigilião- Advogada e Militante nas causas sociais.

Marina Paula Magalhães- Psicóloga e integrante do projeto social ligada a saúde mental da juventude.

Michelle Cristina da Silva- Empreendedora do ramo alimentício.

Neide Maria Aparecida Tavares- Integrante da ASCULT, Associação de Cultura do bairro Padre Tiago.

Tayná Portiro- Advogada Criminalista.

Sônia Maria Barbosa- Capelã do Hospital São Paulo, e líder do grupo de Saúde da Igreja Universal.

Ao final do evento todos curtiram uma boa música, na belíssima voz da cantora Karynne Kesia.

Share: