DSC_0044

A Fundação Cristiano Varela (FCV) – Hospital do Câncer de Muriaé, INCA e Nutrir Mais, realizaram na última sexta (24), a XIII Jornada Inca | 5ª Jornada FCV Muriaé, no auditório de seu Memorial. Foram inscritos vários trabalhos, cujos melhores foram premiados ao final do evento. Foram ministradas várias palestras relacionadas ao tema Nutrição e feitos debates bem proveitosos para os profissionais participantes. A equipe da FCV avalia positivamente o encontro, com a participação de grandes nomes ligados à área de saúde e que deram imensas contribuições para que a jornada tivesse excelente relevância.

Nomes sonantes da área de nutrição e oncologia estiveram presentes e cabe destaque ao nutricionista chefe do Serviço de Nutrição do Hospital do Câncer I (HC I) / INCA, Nivaldo Pinho, que palestrou na ocasião e pôde passar um pouco de seus conhecimentos aos presentes. De acordo com ele, a nutrição é importante desde a prevenção até o tratamento em si. No caso específico dos fatores relacionados ao câncer, temos o aumento da demanda de nutrientes do paciente por causa do tumor. “Uma das maiores dificuldades enfrentadas é a redução de ingestão de nutrientes relacionada à falta de apetite. Temos que promover nas instituições hospitalares que assistem o paciente com câncer no Brasil uma detecção mais precoce para o paciente oncológico, para que possamos identificar o mais rápido possível a presença de riscos ou desnutrição e intervir de forma mais precoce, consequentemente mais efetiva. A desnutrição no paciente com câncer pode determinar o insucesso do tratamento oncológico, pois os que se encontram em quadros de desnutrição respondem muito mal e muitas vezes é necessária a suspensão do trabalho que está sendo feito”, pontua.

Segundo a coordenadora de Nutrição – Nutricionista Responsável Técnica, Betânia Estevam Cabral, é fundamental essa busca constante de melhoria contínua dos processos e resultados para refletir na assistência aos pacientes. “Temos essa preocupação de sempre estudar, melhorar para apresentar no resultado de nossa assistência ao paciente. Ele é nosso foco, nosso objetivo principal. Trabalhamos para que ele melhore e consiga transitar pelo tratamento da forma mais confortável e damos total apoio”, analisa.

Para o diretor administrativo da FCV, Sérgio Dias Henriques, é importante para a Fundação sediar um evento como esse, com parceria do INCA e outros órgãos, entidades e empresas. Isso mostra a importância no cenário nacional da oncologia. Com o serviço de Nutrição participando com o INCA em parcerias de pesquisas principalmente voltadas ao paciente oncológico, com o acompanhamento dentro das instituições, esse evento mostra o entrosamento do serviço. “Mostra a importância da nutrição fora da nossa instituição e também o que estamos desenvolvendo para nossos pacientes dentro do serviço. Hoje, atendemos mais de 300 municípios e uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. Atualmente somos o maior serviço de oncologia do estado de Minas Gerais, com vários projetos de crescimento e desenvolvimento. Temos que estar sempre à frente, projetando o futuro da instituição para atendermos, cada vez mais, um maior número de pessoas possíveis. Tudo com a mesma qualidade com que começamos há 12 anos atrás e vamos conseguindo dar sequência em todo esse projeto”, analisa.

Dr. José Cláudio, médico da Fundação Cristiano Varella, é profissional da Clínica Cirúrgica, área de aparelho digestivo, com atendimento aos pacientes da enfermaria clínica e cirúrgica, cedendo também assistência na parte nutricional. “Agradecemos a participação do INCA e da Nutrir e discutimos sobre o tratamento de todo paciente na UTI”, acrescenta.

Por sua vez, a participante do INCA, Viviane Dias Rodrigues, especialista em nutrição oncológica, subchefe de serviço e mestranda na área de Terapia Nutricional Imunomoduladora, avalia que esses encontros são sempre muito importantes, justamente para que os profissionais, com sua vivência no tratamento do paciente oncológico, podemos discutir e desenvolver as melhores práticas no atendimento dessa população que muitas vezes chega para nós com um grau de desnutrição avançado. “A nutrição e a intervenção nutricional fazem parte do tratamento. Esses encontros são intencionais para que os profissionais possam passar as suas práticas e evidências, construindo um melhor atendimento para esse tipo de população.

Para falar sobre Estratégia para Terapia Nutricional em Oncopediatria, foi convidada a nutricionista da Clínica de Pediatria e do Transplante do Serviço de Nutrição do HCI/INCA, Wanélia Vieira Afonso. “O câncer infantil tem cura, tem tratamento se focarmos na melhora do estado nutricional desses pacientes, o que contribui muito para a vida deles e merece mais discussão e atenção por parte de cada um de nós”, define.

Share: