Foi realizada na Quadra Poliesportiva de Rosário da Limeira, no último domingo, o 1° Encontro de Taekwondo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Rosário da Limeira e a 2ª Copa Rosário da Limeira de Taekwondo com a presença do ilustríssimo Grão Mestre Woo Jae Lee, pai do Taekwondo Brasileiro, uma esportista honroso para todos os amantes das artes marciais no Brasil, do Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial César Henrique Louvain Pinudo e do Diretor de arbitragem da CBTMARCIAL Mestre Fernando Uchoa.  A 2ª Copa de Taekwondo da cidade, foi uma realização da Prefeitura, com direito a muitas premiações, troféus, medalhas e homenagens.

José Maria Cardoso, Mestre de Hoshin-sull, 4º Dan e 2º Dan de Taekwondo, em Rosário da Limeira trabalha como oficineiro, ministrando aulas para as crianças assistidas pela Assistência Social, além da academia particular. Segundo ele, receber o GM Woo Jae Lee é a maior felicidade do mundo, porque ele representa toda marcialidade do taekwondo. Grandes cidades tentam leva-lo e muitas não conseguem. “Conseguimos trazer ele aqui em Rosário da Limeira e mostrar para os atletas mais jovens tudo o que ele representa, foi uma pessoa que deixou seu país para doar a vida para o Taekwondo. Só conhecemos o Taekwondo por causa dele, então foi um grande presente para nós, sua presença na Copa. Veio para engrandecer o taekwondo e ficamos feliz por ele ter gostado do evento, pois este é um trabalho que vem sendo feito há muito tempo pela nossa equipe, lutando para tentar organizar da melhor forma possível. É muito bom ter o apoio da atual administração nesse evento, pois se não fosse a Prefeitura, através do Prefeito José Maria e da Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, a Primeira Dama Elaine, que estão promovendo esse evento, ele não aconteceria. Gostaria de agradecer a eles e a todos que trabalharam incansavelmente para que esse evento acontecesse”, destaca.

De acordo com José Maria, estiveram presentes 8 cidades e 9 equipes (Rosário da Limeira, Juiz de Fora, Muriaé, Divino, Senador Firmino, Eugenópolis, Itaperuna e Campos dos Goytacazes), que vieram em peso, algumas com 50 atletas, consolidando um evento que teve cerca de 223 atletas inscritos, com possibilidade de aumentar ainda mais para a próxima edição. “Nossa cidade acolheu o esporte e o campeonato, a quadra recebeu muitas pessoas que vieram assistir e torcer. Isso é muito bonito. O comércio da cidade também movimentou muito: as pousadas ficaram lotadas, não cabendo mais ninguém, as pessoas venderam seus artesanatos, chocolates, então é um evento que ajuda toda cidade. Recebemos a homenagem do GM Jae Lee e da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial pelo evento. Também preparamos uma placa de homenagem para eles, porque são pessoas muito importantes para o nosso esporte e queríamos que levassem também um pedacinho de Rosário da Limeira com eles. O Woo Jae Lee veio para cá na década de 70 e tem livros espalhados no mundo inteiro, é reconhecido mundialmente, tem uma importância muito grande. Eu brinco que se o Taekwondo fosse um país, Rosário da Limeira seria a capital, porque toda a cúpula nacional esteve conosco”, explica.

Ele também elogiou a energia do GM Jae Lee: “Ele tem 83 anos de idade, veio dirigindo de Vitória ES até Rosário da Limeira, participou do jantar conosco no sábado, foi embora quase 23h, chegou aqui cedo e ainda se estendeu dando autógrafos. Eu queria chegar na metade da idade dele com essa disposição e fazendo tudo com amor. As pessoas querem estar próxima de quem é importante, principalmente para o esporte e as crianças tiveram essa oportunidade”, reforça.

Elaine Balbino de Meireles, Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento e Ação Social de Rosário da Limeira, explicou que foi um dia de extrema alegria para os limeirenses, recebendo pessoas importantes do Taekwondo. “Com muita alegria e satisfação colocamos Rosário da Limeira na rota de esportes, nesta modalidade que já é conhecida nas olimpíadas. E nós temos excelentes atletas aqui na cidade, contando com o apoio do José Maria, que é oficineiro do CRAS, e também tem a sua academia, e um vasto conhecimento na técnica do Taekwondo. Ele, é um Mestre aqui na nossa cidade e é o único de referência estadual em algumas modalidades da luta. Fiquei muito feliz de receber tantos apoiadores, tantos Mestres Graduados em nossa cidade. Isso deixa a marca do esporte em Rosário da Limeira e mostra que ele é o caminho para as nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens para fazer uma trilha de sucesso na sua vida pessoal, moral e profissional, futuramente como bons pais de família e bons moradores aqui. Sabemos que a cidade com disciplina e alegria se desenvolve mais e melhor”, enfatiza.

Sobre Woo Jae Lee, reforça que é uma honra receber alguém reconhecido nacionalmente como o pai do Taekwondo, tendo vindo para o Brasil mediante uma carta de autorização da equipe da Coréia, junto com mais 40 instrutores e professores da arte marcial, em que ele treinou cada um e separou para cada estado, cada localidade brasileira. “Ele é uma referência muito boa, porque conseguiu transmitir toda a disciplina, técnica e responsabilidade para os atletas que fazem uso dessa luta e para os que estão querendo entrar em campeonatos dessa modalidade. Não é sempre que nós conseguimos trazer uma referência mundial para uma cidade pequenininha, mas que já tem esse entendimento de que essa luta e o esporte é importante na vida de cada um. A ideia partiu do nosso Mestre José Maria Cardoso e ele convidou porque sentiu na cidade essa firmeza de atender e trazer o Jae Lee. Sabemos que dentro da estrutura e do comportamento coreano, a cidade atendia aos requisitos. Então, com isso, nós ficamos muito felizes por ele ter aceitado. Na verdade, ele ficou mais de um mês conversando conosco via WhatsApp e redes sociais, explicando como seria o evento. E sentimos a alegria dele, a satisfação de estar conosco. É um senhor muito agradável, educado, assim como sua esposa Moon Ja Lee Choi. São grandiosos e carismáticos. O evento vai ficar marcado na nossa história e nos nossos corações”, relata.

 César Henrique Louvain Pinudo, atual Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial, destacou a importância do apoio da Prefeitura de Rosário da Limeira, para comparecer uma equipe maior que a da edição anterior, além do maior representante brasileiro, Woo Jae Lee, pioneiro do Taekwondo no Brasil, e dois atletas competidores: Gabriel Magno Pinudo e Jonathan Magno Pinudo, além do Mestre da Arbitragem, Fernando Uchoa. “A Prefeitura facilitou para que viéssemos participar de um evento tão bonito, com uma equipe completa. Não podemos deixar de reforçar a organização do Prof. José Maria, com todo o empenho que ele vem tendo para conseguir melhorar o social da cidade de Rosário da Limeira. É fundamental o trabalho que ele faz aqui. E não há palavras para descrever a honra da presença do Pai do Taekwondo, meu Mestre de vida inteira, e exemplo não só para mim, mas para todos os atletas do Brasil, pelo esforço de ter trazido tantos Mestres. Ele os educou, alimentou e distribuiu pelo Brasil inteiro, nascendo assim o Taekwondo. Essa copa maravilhosa, com tanta participação dos municípios, formou uma festa do Taekwondo e isso nos enche de orgulho. Sou desde os 13-14 anos amante deste esporte e é uma data que tem que ser perpetuada em Rosário da Limeira, para continuarem fazendo esse trabalho e de modo que todo ano possamos vir prestigiar o evento”, relata.

Sobre o calor, reforça que, apesar de forte, ele faz parte da vida do atleta. “Rosário da Limeira realmente é uma cidade muito quente, pela formação rochosa. São muitos morros ao redor. Mas temos que estar preparados. O atleta é como o Highlander, o Guerreiro, o Superman, então ele tem que estar preparado para as adversidades, para levar chute, soco, trocar… E ainda agradecer o colega que emprestou o corpo para estar naquele momento de combate. Todos são campeões”, ensina.

Segundo Eduarda Barros, de Senador Firmino, Centro de Treinamento Alcateia, sua equipe já tinha participado da edição anterior e ficaram felizes com o título de Melhor Equipe ficando em 1° lugar na categoria Kyorugui que é (luta) “Esse ano ficamos mais felizes ainda porque tivemos algumas adversidades, como o fato de eu estar na reta final da minha gestação. Só consegui vir porque todos os meus alunos me ajudaram. Eu não podia entrar como técnica, mas os meninos mais velhos, mais graduados da academia, me ajudaram e ainda assim conseguimos ficar com o 2º lugar na Colocação Geral. Foi um ano muito especial para nós e estou muito orgulhosa, porque acho que, mais do que medalhas e títulos, quando engrandecemos a equipe, quando nos unimos, quando superamos os limites de adversidades, realmente somos campeões. Estou muito orgulhosa de todos. Os alunos se mostraram dispostos a ajudar e tentar fazer essa copa acontecer, se solidarizaram, comportaram, respeitaram uns aos outros, atuaram como técnicos, um ajudando o outro e conseguimos chegar a uma boa colocação. Realmente acho que foi o melhor campeonato que já participamos. Foi maravilhoso”, completa.

Para Karine Santana, técnica da equipe Enirak Lee, que levou 2 troféus, foi uma honra muito grande participar. “Nossa equipe esteve composta de 50 atletas, tanto da cidade de Muriaé quanto de Divino. Estou muito feliz, pois nos sagramos campeões pela categoria Poomsae e Kyorugui. É muito difícil estar no esporte, num local que foi por muitos anos masculinizado e podermos hoje subir no pódio com as mulheres dominando. Para mim, é uma honra muito grande. Estivemos na primeira edição em 2018 e saímos campeões, e dessa vez, em 2023, de novo campeões… O Bi Campeonato. É muita alegria. Foi um dia de calorzão, com alta temperatura, mas foi maravilhoso. Agradecemos: o José Maria, a Elaine e toda organização da equipe Ninjas de Limeira, as Prefeituras de Muriaé e Divino, que disponibilizaram nossa condução. Sem eles não conseguiríamos. Nossa palavra é apenas: Gratidão”, expõe.

Woo Jae Lee afirma não poder dizer ser coreano, mas sim descendente de coreanos. Diz ser brasileiro por ter se naturalizado em 1974, como cidadão legítimo. “Cheguei no Brasil em 1971, em São Paulo. Mudou muito a história. Agora o Taekwondoo é um esporte, uma luta das Olimpíadas. Estamos trabalhando a fim de divulgar o Taekwondo original, porque o Olímpico não é 100% igual. Eles não usam defesa, técnica de mãos, tem outras regras. Não usam as técnicas de defesa com o corpo ou com a esquiva, então isso já mudou o estilo, reduziu a técnica original. Estamos tentando salvar a originalidade, para ensinar para o povo brasileiro qual é o original e qual é o Olímpico. Fiquei muito feliz com essa oportunidade, pois eu conheci Minas Gerais, mas não conhecia nem tinha ouvido falar de Rosário da Limeira. Agora pude conhecer através do Professor José Maria Cardoso. Gostei muito do povo, muito dedicados, carinhosos, receptivos. Muito energia boa. Gostei muito do prefeito José Maria e sua esposa Elaine, a secretaria esportiva, e todos os apoiadores do esporte. Espero que continuem esse belo trabalho”, finaliza.

Share: