Em última sessão do ano para entrega de Moções de Congratulações e Aplausos, a Rádio Muriaé é homenageada pela Câmara por seus 80 anos de atividade no município e região. Além disso, empresários, atletas, grupos religiosos e profissionais liberais receberam moções dos vereadores que ainda discutiram e votaram vários projetos. Dentre eles, o que dispõe sobre a divulgação de informações nos horários e itinerários dos veículos de transportes coletivos, o que cria a Comenda Mérito Personalidade Rural José Antônio Peixoto e o Projeto de Lei que institui o Bolsa-Atleta em Muriaé.

Rádio Muriaé é homenageada com Moção por seus 80 anos de existência

Na semana sessão para entrega de moções de Congratulações e Aplausos, a Rádio Muriaé, mais tradicional e antigo veículo de comunicação do Município é homenageada por seus 80 anos de existência. A moção foi de autoria do Vereador Afonso da Saúde (PTB) e foi entregue ao Diretor Paulo Roberto Barros Silva, proprietário e diretor, pela trajetória de sucesso e pioneirismo deste veículo que se transformou na principal fonte de informação da região e desempenha durante 8 décadas de existência um papel fundamental na cidade da cidade e de seus cidadãos.

O presidente da Câmara, Vereador Dr. Gerson Varella Neto (UNIÃO) homenageou com Moção de Aplausos a advogada Keila Cristina de Souza da Matta, pelo excelente trabalho, demonstrando dedicação, disposição, comprometimento, ao cumprir seu papel como presidente da Comissão OAB Mulher de Muriaé, por sua parceria com o Projeto Câmara no Seu Bairro, juntamente com a Câmara de Muriaé.

Já o Vereador Christian Tanus Bahia (PTB) homenageou o Conselho de Pastoral Paroquial – CPP pelos seus 90 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Muriaé – Diocese de Leopoldina. O vereador ainda homenageou José Maria da Silveira, considerado por ele “um verdadeiro ícone de sucesso, determinação e serviço exemplar à nossa cidade”, onde é carinhosamente conhecido como “Zé Maria das Casas Silveira”, por seu espírito empreendedor que resultou no emprego de muitas famílias e em grande inovação para o comércio local.

O Vereador Ademar Camerino (MDB) homenageou toda a equipe de servidores do CAPS pelo excelente atendimento profissional e relevantes serviços prestados, pelo profundo sentimento de cidadania e amor no exercício de suas funções, além da total dedicação ao Município de nossa região.

O Vereador Evandro Cheroso (CIDADANIA) destacou o pastor Wesley Apolinário de Sá, da Igreja Sara Nossa Terra em Muriaé, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos com a juventude em projetos sociais e de recuperação de vidas por meio da preleção do Evangelho.

O Vereador Dr. Frederico (PTB) homenageou o escritor, radialista, jornalista e filósofo Gregório José Lourenço Simão pela publicação (editora Telha) e lançamento do libro “Dicionário Brasileiro de Ditados Populares, Frases Feitas, Anexins, Adágios, Máximas, Apotegmas, Rifão”. D

  1. Frederico também homenageou o escritor, palestrante e coach Dr. Coracy Gondim Bandeira Jr pelo trabalho e atuação no Município.

Já o Vereador Valdinei Lacerda (PSD) entregou Moção a Igreja Metodista Valentim pela conquista de seu time do título de Campeão do Campeonato Evangélico.

Horários e itinerários dos ônibus devem ser fixados em pontos da cidade

O Projeto de Lei nº 369/2023, de autoria do Vereador Evandro Cheroso (CIDADANIA) assegura no âmbito municipal a divulgação dos horários e itinerários dos ônibus coletivos. Pelo projeto, deverão ser afixados em pontos de ônibus e espaços públicos, os horários e itinerários dos veículos de transporte coletivo, em todos os horários noturnos e diurnos, diários e finais de semana.

O vereador justifica que “o transporte público utilizado pelo cidadão muriaeense carece de ajustes, sendo um deles a informação quanto aos horários e itinerários que por muitas vezes o usuário chega ao ponto de ônibus não tendo como se orientar destas informações, e muitos, idosos e pessoas que não tem acesso a verificar sejam através do celular e aplicativos que possa buscar tais informações, ficam perdidos sem saber o que fazer no que tange a seus destinto”.

Por isso, o vereador entende que “para atender o princípio do direito à informação e transparência, a informação supramencionada ao ser afixada nos pontos de ônibus e locais públicos, auxiliarão o usuário, bem como poderá ser utilizado como fiscalização dos respectivos horários e itinerários a serem cumpridos.

Homem e Mulher do campo passam a ter uma comenda especial em Muriaé

O projeto de Lei nº 364/2023 de autoria do Vereador Dr. Frederico (PTB) institui em Muriaé a Comenda do Mérito Personalidade Rural José Antônio Pereira. Ela será outorgada anualmente em Sessão Especial da Câmara na terceira semana do mês de maio.

Seu objetivo é reconhecer o trabalho dos profissionais ou pessoas do meio rural, reconhecer a relevância dos cidadãos que têm como referência profissional a área agrícola e rural e, também, manifestar respeito, gratidão e reconhecimento pela dedicação na área rural e para o desenvolvimento do setor agropecuário.

Esta Comenda será destinada a pessoas que contribuem ou contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do setor rural em Muriaé e sua indicação será dada da seguinte forma:

– Uma indicação feita por cada vereador da Câmara de Muriaé;

– Uma indicação feita pelo Prefeito de Muriaé;

– Uma indicação efetuada pelo Secretário Municipal de Agricultura do Município.

Segundo o autor, a comenda leva o nome José Antônio Pereira (Toninho Cornelinho) como forma de homenagear essa personalidade rural, homem de uma simplicidade invejável, prestativo que tinha amizade em todos os distritos de Muriaé. Ele exercia o ofício de castrador e mochador de gado, acreditava no poder das plantas medicinais em seus tratamentos com animais e pessoas e amava o que fazia”. Ainda segundo o vereador, “a Comenda vem com este nome tão forte para homenagear o homem do campo e coroar esse trabalho que o dignifica, bem como aquele que de alguma forma contribui para o desenvolvimento do meio agropecuário”.

Muriaé passa a ter Bolsa Atleta e financiamento público parcial ao Esporte

O Projeto de Lei Nº 304/2022, de autoria do Executivo Municipal efetua alterações na Lei Municipal nº 5.766/2018 que institui o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte em Muriaé. As alterações têm por finalidade instituir o Bolsa-Atleta e o financiamento parcial no âmbito do Município. Sua implementação permitirá que os atletas de diversos esportes possam receber um estímulo para prosseguir no seu aperfeiçoamento rumo a novas vitórias, inclusive à conquista de medalhas esportivas em competições oficiais.

O Executivo justifica que “alguns atletas vivem em situações difíceis, sem acesso a grandes patrocínios, fazendo-se necessária a implantação de políticas de promoção e incentivo aos novos esportistas”. Por isso, o autor acredita que “é relevante destacar que diversos municípios já possuem as referidas bolsas e outras formas de financiamento em pleno funcionamento de modo que Muriaé precisa trilhar urgentemente este caminho que resulta em grandes benefícios para a comunidade, seus cidadãos e na projeção do município”.

Share: