Durante o 1° Festival dos Direitos Humanos pela Paz, promovido no domingo, 10/12, na Lagoa da Gávea, em uma realização da Prefeitura de Muriaé, através da Fundarte, o Movimento Pró-Cultura foi um dos homenageados com o Prêmio de Honra ao Mérito “Zilda Arns”.

A atual presidente, Tainá Gardoni de Souza, conheceu o Pró-Cultura através de sua tia e desde então participou de diversas atividades, se empenhando cada vez mais, desde teatro, biblioteca, confecção de estandartes, ajudou a fazer fantasias carnavalescas, participou do Projeto Folia de Reis, etc. “Lá se vão mais de 4 anos de participação. Foi uma emoção incrível quando me convidaram para ser presidente, cargo que estou desde outubro. Eu aceitei porque gosto de ajudar e de fazer parte disso tudo. E fico mais feliz ainda com essa homenagem que recebemos”, afirma.

O Prêmio Zilda Arns é uma homenagem muito importante que leva o nome de uma das defensoras da humanidade. A premiação reconhece o esforço dos agentes locais em proporcionar aos demais indivíduos da comunidade o contato com a cultura, a arte e outras formas artísticas.

“Além disso, 10/12 é celebrado o Dia dos Direitos Humanos, uma data que remete a história de pessoas que perderam suas vidas para que fosse possível às novas gerações viverem em um mundo com os direitos essenciais garantidos, as atrocidades sendo condenadas e a cidadania do ser humano consolidada constitucionalmente”, explica Felipe de Paula, há aproximadamente 4 anos no Movimento Pró-Cultura, atual vice-presidente da ONG, que conta com uma diretoria de 9 membros e os apoiadores que se somam a essa causa, em um trabalho voltado à comunidade do bairro Aeroporto, que agrega também aos demais bairros.

A cultura tem sido um fator de luta para que os direitos humanos se tornassem uma realidade. E atualmente o movimento Pró-Cultura vem trabalhando nessa jornada da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, com acesso à cultura e a participação na transformação da comunidade pelas artes.

O Pró-Cultura, no ano de 2024, terá uma diversificada programação, começando com uma oficina de audiovisual e o projeto Regional de Encontro de Folias de Reis, que acontecerá em janeiro. O retorno do Carro do Livro “Nossa Biblioteca Itinerante” também está confirmado. Em fevereiro tem a Escola de Samba do Papagaio no Carnaval, já acertados o enredo e as fantasias que estão sendo produzidas, além dos carros alegóricos que também estarão prontos para encantar a Avenida.

“Todos são convidados a participarem dessa jornada cheia de cultura, literatura, samba e diversão”, reforçam os organizadores.

 

Share: