DSC_0404

Dando prosseguimento a uma parceria de sucesso, iniciada ano passado entre a Livraria e Papelaria Veredas e a Escola São Paulo (ESP), foi promovido, no último sábado (25), a II Feira de Livros. Realizado no próprio pátio da escola, mais uma vez aconteceu o evento aberto à comunidade, com participação dos alunos, seus pais, professores, coordenação e direção da instituição de ensino. Na ocasião, foram apresentadas obras infanto-juvenis em linguagem adequada a esse público: coleções, lançamentos e títulos tradicionais, de temas e escritores variados – tudo em um conteúdo próprio para despertar o interesse, a curiosidade e a vontade de ler, além de fazer com que os pequenos leitores identifiquem, trabalhem a imaginação, linguagem e escrita.

Os organizadores mostram sua preocupação com as consequências tecnológicas da globalização, que trouxe os computadores e internet, os quais, infelizmente, têm acabado com o hábito de ler. Isso tem refletido diretamente na aprendizagem e produção textual, pois faltam assuntos para que as crianças possam desenvolver sua escrita e ocorrem erros de grafia pela pouca visualização de algumas palavras. Isso comprova que leitura e escrita requerem prática. Para abrilhantar o evento, esteve presente a escritora Andréa do Valle, com a contação de histórias. As crianças ficaram atentas, se divertiram e curtiram pra valer.

Marcilane Araújo, sócio-proprietária da Livraria e Papelaria Veredas, elogia a iniciativa do colégio em querer levar aos seus alunos a feira. “Ficamos felizes em observar esse interesse, pois a leitura nos leva para um universo meio paralelo, outra realidade. Estimula a imaginação e faz as crianças viajar sem sair do lugar. Queremos que elas não percam esse interesse e buscamos incentivar para que percebam como é bom, um prazer o qual talvez ainda não conheçam ou não foram apresentados. Parabéns aos que já pegaram esse gosto. Continuem assim e não larguem mais os livros. Aos que ainda não tiveram oportunidade de experimentar esse mundo da literatura, só posso dizer que vale muito a pena. Temos que fazer o que realmente interessa”, acrescenta.

Para Carla Beatriz Pacheco Novaes, supervisora pedagógica da Educação Infantil – 6° ano, a Escola São Paulo resolveu repetir o evento em função da importância desse incentivo ao hábito da leitura. “O resultado do ENEM é prova viva disso. Estamos vendo a dificuldade de fazer uma redação, não só pela questão gramatical, ortográfica e coerência. Os adolescentes estão ficando sem conteúdo para desenvolver uma redação e isso é simplesmente a falta do hábito de ler. Então, a escola deve fazer esse papel, junto à família. Apoiamos isso e disponibilizamos este momento, mas os pais precisam trazer as crianças e também incentivar”, completa.

Share: