Zilma é natural de Morro Alto, hoje Barão do Monte Alto-MG, filha do ferroviário Sebastião de Souza e Silva e de Laudelina Xavier de Souza (do lar).

Iniciou sua carreira como professora primária em sua cidade natal, na Escola Estadual Thomas Aquino Pereira. Na Escola João Duarte (CNEC) foi professora de 5ª a 8ª série lecionando Desenho. Em 1966 foi transferida para a Escola E. Governador Bias Fortes em Muriaé; onde lecionou até 1973, quando foi convidada para trabalhar na 13ª Delegacia Regional de Ensino, hoje 23ª Superintendência Regional de Ensino. Concluiu seu curso de Pedagogia na Faculdade Santa Marcelina. Logo após habilitou-se em Inspeção Escolar na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Durante 14 anos exerceu a função de Diretora no Centro Educacional Muriaé (CEM / CNEC). E, sua maior preocupação, como gestora era servir, ajudar e atender aos alunos de vulnerabilidade social, através de bolsas de estudos e merenda escolar. Voltada também com a interação: FAMÍLIA X ESCOLA X COMUNIDADE: proporcionando atividades pedagógicas, para melhor aprendizagem dos alunos, promoveu melhorias para o espaço físico que a escola necessitava.

E ainda ministrava aulas de Didática no Curso Normal na Escola E. Dr. Olavo Tostes em horários alternados do CEM/CNEC.

Após prestar relevantes serviços na Educação, Zilma, aposentou-se no Estado de Minas como Inspetora Escolar. E continuou suas atividades realizando trabalhos sociais, onde Zilma foi agraciada pelos seguintes títulos e homenagens:

  • Cidadania Honorária Muriaeense pela Câmara Municipal
  • Mulher Ouro Celebridade 2003
  • Em agosto de 2006, foi homenageada pelos alunos, professores, diretoria e demais funcionários do Centro Educacional Muriaé com uma placa com os dizeres: “ZILMA, DISCÍPULO NA ARTE DE EDUCAR”

Sempre disposta em SERVIR, e preocupada com o ser humano Zilma, ingressou-se no Lions Clube Muriaé Helen Keller, como sócia fundadora em 2008.

No Lions Clube Muriaé Helen Keller exerceu os seguintes cargos:

             Tesoureira: AL 2008 /2009 e 2009/2010

             Vice tesoureira:  AL 2010 /2011

             Presidente: AL 2012/2013 – 2015/2016 – 2020/2021

                                                            

No DLC12 ocupou também vários cargos:

             Assessora do Cartaz da Paz e Presidente de Divisão D2  por duas vezes

             Presidente de Região D

             Atualmente Alerta Lions

Como Companheira Leão Zilma foi várias vezes homenageada pelo Lions com: Medalha de Honra ao Mérito, Placas Leonísticas e a importante “COMENDA DE MELVIN JONES’” tornando-se assim Companheira de Melvin Jones.

E continuando sempre sendo homenageada:

  • Mulheres em Evidencia 2016 através da Associação de Jornalistas da Mídia Eletrônica do Brasil.
  • Em 2021 foi homenageada com Moção e Congratulações e Aplausos pelos serviços leonísticos, prestados a comunidade muriaeense pela Câmara Municipal através do Vereador Dr. Frederico Faria da Silva.

Atuante como sempre, procura atender aos mais necessitados de nossa comunidade. E nos dias de hoje, continua desenvolvendo seus SERVIÇOS voluntários, como Presidente do Lions Clube Muriaé Helen Keller, AL 2023/2024.

Share: