Muriaé tem sido exemplo para várias cidades com uma iniciativa inovadora, que tem despertado o interesse e a curiosidade de crianças e jovens, até então, com pouco acesso à leitura. Trata-se do projeto “Carro do Livro”, uma ação da Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto (Movimento Pró-Cultura), que tem como Presidente e responsável pelo o projeto Thainá Gardoni Souza. As atividades iniciaram em março, agora em parceria com o Lions Clube Muriaé Helen Keller, que tem levado conhecimento e cultura às comunidades mais distantes.


 À frente do projeto, a Coordenadora Viviane Silva reforça que o objetivo principal é de facilitar o acesso a livros em áreas onde as bibliotecas são escassas ou de difícil acesso. “Gratidão às pessoas que doam livros para essa ação de incentivo à leitura nas comunidades de Muriaé”, agradeceu Viviane.

    O “Carro do Livro” percorre bairros que não possuem bibliotecas, e regiões afastadas, onde muitas crianças não têm condições de ir até a biblioteca mais próxima. “São crianças e jovens que ficam longe do acesso aos livros, ao conhecimento. E muitos não vão até as bibliotecas, como temos a nossa no Aeroporto e eles tem dificuldade de vir, então o Carro do Livro vai até eles”, explicou Viviane.

    A importância do projeto não se restringe apenas ao acesso aos livros, mas também ao contato com a cultura e a informação, elementos essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens. “Nós levamos os livros e eles gostam. Estamos na verdade levando cultura a essas pessoas, a realidade é que a maioria não tem nem acesso à internet. E isso em plena era da tecnologia. Eles vão ter acesso ao livro físico, estar ali em contato com a literatura, a escrita, as letras e informações”, complementou Viviane.

    Entre os doadores do projeto, destacam-se várias CCaLL do Lions Clube Muriaé Helen Keller, que contribuíram com coleções inteiras e livros diversos. Zilma Xavier de Souza, por exemplo, doou uma coleção inteira de Machado de Assis, além de dicionários e livros de saúde (15 no total). “A iniciativa do projeto é maravilhosa. Saber que meus livros agora fazem parte de algo tão significativo é gratificante”, exaltou Zilma.

 CaL Rossana Francisca Montesano Schettino, que doou 14 livros, ressaltou a importância do movimento: “É um prazer colaborar com a doação de livros da minha área de Psicologia para a Biblioteca Pública do bairro Aeroporto. O movimento Pró-Cultura, através da doação de livros, éuma riqueza intelectual para a população imbuída na intelectualidade e a riqueza na absorção de maior cultura”, destacou Rossana.

 Além delas, outras colaboradoras como as CCaLL Lucia Helena Brambila (15 livros), Noêmia (3 livros), Luzia Santos (26 livros), Miriam Facchini (20 livros) e Cristina Fialho (17 livros) também fizeram generosas doações.

Desde o início do projeto, os professores das escolas locais têm integrado o material acessível às suas atividades pedagógicas, promovendo rodas de leitura e debates entre os alunos. Essa integração não só estimula o hábito da leitura como também promove o senso crítico e a capacidade de interpretação dos jovens.

   A iniciativa do “Carro do Livro” tem mostrado resultados positivos e reforça a importância do acesso à leitura como ferramenta de transformação social. A gratidão às doações é imensa, pois são elas que mantêm o projeto em funcionamento e ampliam o alcance da leitura. “A ação das pessoas que doam livros é muito significativa e imprescindível para o nosso trabalho. São cidadãos que querem fazer a diferença na sociedade, tornando a melhor”, concluiu Viviane.

  O projeto “Carro do Livro” segue com a missão de levar conhecimento e abrir novas possibilidades para as crianças e jovens de Muriaé, mostrando que, mesmo em tempos de tecnologia, o livro físico ainda é um poderoso aliado na educação e na formação de cidadãos mais conscientes e informados.

Share: