Cataguases foi palco, neste final de semana, da 520ª reunião da UREZOMA


Cataguases foi palco, neste final de semana, da 520ª reunião da UREZOMA (União Regional dos Médicos da Zona da Mata), entidade que há quase seis décadas integra e representa médicos de 11 municípios da região: Além Paraíba, Carangola, Cataguases, Leopoldina, Juiz de Fora, Manhuaçu, São João Nepomuceno, Ubá, Viçosa, Ponte Nova e Muriaé.
O evento aconteceu no salão de festas do Espaço Manto Verde e foi marcado por uma programação técnica e científica de alto nível, reuniu profissionais da saúde, representantes de entidades médicas e acadêmicos de diversas instituições, como Faminas, Unifagoc, Suprema, Unipac, Univértix, Univiçosa e UFJF, com foco em atualização médica, confraternização e valorização do jovem médico.
Entre os destaques da programação, palestras com médicos da região, a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Dr. Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves Oliveira, além de uma mesa-redonda que discutiu os desafios enfrentados pelos jovens médicos diante do atual cenário da medicina no Brasil e no mundo.
O evento também foi marcado por homenagens aos médicos que se destacaram em 2024: Dr. Atilio José Montanari e Dr. João Guimarães Filho, com o Troféu Honra a Ética Dr. José Queiroz Pereira. Este último, lembrado por sua trajetória de contribuição à expansão da UNIMED e fortalecimento do associativismo médico na região. Além das homenagens, ocorreu a tradicional premiação dos trabalhos científicos, com a entrega do Troféu Mérito Acadêmico, premiação em dinheiro e certificados aos autores dos três melhores trabalhos de 2025.

Os trabalhos e autores premiados foram: “Desigualdade de Acesso ao Diagnóstico de Hipertensão Arterial nas Capitais Brasileiras: Análise dos Dados do VIGITEL 2023 (Camila Rodrigues de Assis); “Do Diagnóstico ao Tratamento: Compreendendo a puberdade precoce central e suas abordagens terapêuticas – Relato de Experiência” (Thaieny Teixeira dos Santos e Sérgio Alvim Leite) e “Perfil Epidemiológico e Clínico de pacientes com câncer colorretal na Zona da Mata Mineira” (Paula Lima Sperandio, Matheus da Fonseca Felipe, Edson Augusto Pracchia Ribeiro e Fabrizio dos Santos Cardoso).
Dr. Joseph Antônio Freire, organizador do evento e Presidente da Sociedade Médica e de Cirurgia de Cataguases (SMCC), destacou a importância histórica da UREZOMA e os desafios futuros da classe médica: “Com 59 anos, a UREZOMA reúne mensalmente médicos de 11 cidades, promovendo dignidade profissional, diálogo, intercâmbio científico e espírito associativo. Somos uma grande família unida por valores éticos e fraternos”.
Ele lembrou que 2026 marcará os 60 anos da UREZOMA e os 75 da SMCC, reforçando o papel dos estudantes de Medicina nesse processo de renovação. “Participar de associações médicas gera conexões valiosas, apoio intelectual e emocional, e fortalece a defesa dos direitos e condições de trabalho dos médicos, sobretudo os mais jovens”. Dr. Joseph também ressaltou a reformulação da programação com temas médicos, jurídicos e contábeis, além de uma mesa-redonda, para ampliar o diálogo e buscar soluções para os desafios da profissão. Citando Guimarães Rosa, concluiu: “Trabalhar na saúde pública é viver com coragem, mesmo diante das adversidades da vida”.
Dr. Delano Carlos Carneiro, atual presidente da UREZOMA e ex-presidente da Associação Médica de Leopoldina, destacou a importância do trabalho associativo. “Temos uma longa trajetória no movimento associativista porque acreditamos na força das instituições de classe. A UREZOMA está presente em 11 cidades graças a esse trabalho contínuo de expansão”. Delano também frisou a importância do evento como espaço de intercâmbio científico, mas principalmente de confraternização: “O médico tem pouco tempo para o lazer e momentos como este são essenciais para fortalecer os laços da categoria”.
Ele também celebrou a participação crescente dos acadêmicos de medicina, um aspecto que considerou inovador e fundamental. “Até alguns anos atrás, o acadêmico não participava e hoje, em todas as reuniões, temos um segmento importante de futuros colegas. Isso é relevante, pois recebem orientações valiosas para suas trajetórias profissionais”.
Preservando o passado e projetando o futuro, a UREZOMA, que completa 59 anos em 2025, já se prepara para a celebração dos 60 anos com o lançamento de um livro comemorativo.
Representando a Associação Médica de Minas Gerais, Dr. Lincoln Ferreira ressaltou a importância da UREZOMA como um dos eventos mais tradicionais e relevantes da medicina mineira: “É um evento maravilhoso de educação continuada que beneficia toda a medicina mineira. Foi intelectualmente concebido aqui em Cataguases e é fundamental para analisar, debater e buscar soluções para os grandes problemas que afligem o ensino e a prática médica”.
Dr. Ricardo Hernane, presidente do CRM-MG, também destacou o papel da UREZOMA na integração da categoria: “A troca de informações é fundamental para a melhoria da qualidade e da prestação de serviços médicos. É preciso comemorar e homenagear todos que participam e mantêm viva essa tradição”.
Vozes da nova geração
Para a estudante Daniela, aluna do oitavo período de Medicina da Unifagoc, a experiência foi marcante: “Esse evento é muito importante para nós, alunos. Podemos aprender, trocar experiências e confraternizar com os médicos. A UREZOMA faz total diferença ao incentivar a nossa participação e a faculdade nos apoiou disponibilizando transporte para que estivéssemos presentes”.

Tradição e atualização profissional
Dr. Luiz Antônio Avelar, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, reforçou a importância da UREZOMA como espaço de estudo, reflexão ética e troca de experiências: “Aqui discutimos não só a ciência médica, mas também o código de ética e a nossa missão profissional. É um encontro que permite refletir sobre o presente e planejar o futuro da medicina”. Ele também anunciou a realização, no próximo mês, do Congresso Mineiro da História da Medicina: “Vamos avaliar como chegamos até aqui e quais os desafios futuros, sempre buscando oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes”.

História e compromisso
Por fim, Dr. João Guimarães Filho, um dos homenageados, relembrou sua participação na fundação e desenvolvimento da UREZOMA desde a década de 1970, destacando a importância do evento como canal permanente de atualização, troca de conhecimento e fortalecimento do associativismo médico na Zona da Mata.
Encerrando o evento, um almoço de confraternização ao som de voz e violão, proporcionou um momento de integração entre médicos, estudantes, professores e convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *