A Biblioteca Comunitária do Bairro Aeroporto, em Muriaé, acaba de passar por uma importante transformação: o espaço foi totalmente informatizado e agora conta com computadores disponíveis para o público. A novidade amplia o acesso ao conhecimento, oferecendo novas formas de aprendizado a crianças, adolescentes e estudantes da comunidade.
Segundo Thainá Gardoni Souza, presidente do Movimento Pró-cultura e responsável pela gestão da biblioteca. Para ela a tecnologia complementa o acervo físico e potencializa o processo de aprendizado. “Às vezes, ao procurar algo nos livros, você acaba encontrando muito mais. Mesmo buscando um tema específico, como um bioma, no caminho você aprende sobre geografia, filosofia… E quando percebe, já adquiriu vários conhecimentos. Isso é muito bom. Já pela internet, tudo fica mais prático. A pessoa entra, pesquisa exatamente o que precisa, estuda e obtém o conhecimento de forma direta”, afirma Thainá.
O espaço está aberto durante a semana, no horário comercial com presença de um assistente, e o acesso é livre para moradores tanto do Bairro Aeroporto quanto de outras regiões da cidade. “Vai ser um prazer receber todos que quiserem conhecer. Ver nosso trabalho sendo reconhecido, alcançando outros bairros, é muito importante para nós”, reforça a presidente do Movimento Pró-cultura.
Outro destaque do projeto é o Carro do Livro, uma Biblioteca Itinerante. É um carro equipado com livros que percorre os bairros da cidade, realizando doações e levando leitura até quem não pode se deslocar. “Às vezes a pessoa está em casa, sem poder sair, aí o carro do livro passa, entrega uma obra, e a pessoa já mergulha em algo novo. A imaginação vai longe. É uma forma de romper barreiras e democratizar o acesso à leitura. Aceitamos também doação, no momento estamos precisando de livro infantil, quem puder doar entre em contato conosco, que o Carro do Livro vai até o seu endereço para recolher”, destaca Viviane Silva, coordenadora do projeto.
A Biblioteca Comunitária do Bairro Aeroporto é um exemplo de como iniciativas populares e coletivas podem transformar realidades locais e promover inclusão cultural e educacional. Essa conquista só foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Muriaé e Fundarte, por meio do edital PNAB 05/2024 – Subsidio para Manutenção de Espaços Artísticos e Culturais. O projeto segue aberto a parcerias e doações. Entre em contato com a Viviane no número (32) 98828-9552 e ela vai até você buscar suas doações.