ESP

A Escola São Paulo (ESP), promoveu, na manhã do último sábado (27), mais uma edição da Manhã Literária – Um Espetáculo Literário, com o tema Hábito de Ler – uma fonte inesgotável de cultura e saber. Os alunos utilizaram imaginação, criatividade, organização e objetividade para expor o conteúdo que trabalharam. Cada turma apresentou seu trabalho com grande eficiência, encantando os professores, pais e familiares, que prestigiaram as demonstrações.

Segundo Marilia Aparecida Gomes Vital Oliveira, professora de Língua Portuguesa e Redação (turmas do 6º e 7º ano), o primeiro conceito é passar para os estudantes o quanto a literatura é importante e necessária em nossas vidas, pois através dela conseguimos resolver muitos problemas que temos. “Procuramos passar isso para eles, de forma que possamos conhecer novos conceitos e ideias. Essa manhã proporcionou isso, essa necessidade de estar sempre lendo, em constante busca pela literatura. A tecnologia também ajuda nas pesquisas que eles necessitam, mas é preciso fazer um bom uso dela. Acho que os trabalhos foram fantásticos, muito bem preparados, provando o valor da Literatura”, explica.

Camila Prado Almeida, também professora de Português e Redação, acredita que esse é um projeto muito importante, provando que a literatura é fundamental para o conhecimento. “Com ela, podemos formar seres humanos mais críticos. Torna-se fundamental em todas as áreas, em um processo de construção do aprendizado”, acrescenta.

Para a supervisora pedagógica, Márcia Murta (usando as palavras de Bill Gates)… é importante que nossos filhos tenham computadores, mas também bons livros, pois, sem leitura, eles serão incapazes de escrever, inclusive, a própria história e acrescenta: “Precisamos ter o hábito cotidiano de ler notícias, reportagens, situar-se na sociedade através das fontes literárias da leitura. Fica assim registrado também o brilhante trabalho dos professores e seus alunos. Estão todos de parabéns”. Os alunos também se expressaram:

A aluna do 8º ano B, Ana Lúcia de Castro Mansur, explicou que sua turma escolheu a autora ‘Adélia Prado’ como forma de valorizar a literatura mineira, falando também sobre o papel da mulher na sociedade. “Ela foi uma grande mulher no meio de muitos autores homens. Decidimos colocá-la para expressar o sentimento feminino. Ela fala muito sobre religião e estávamos abordando esse assunto durante o ano, então a escolhemos para representar nossa turma. Decidimos sair um pouco da formalidade para algo mais descontraído, falando de suas músicas e interagindo mais com as pessoas”, completa.

Já Ana Marta Knupp Castro, estudante do no 3° ano (Turma dos Formandos), explicou que seu trabalho teve como tema o ‘Tropicalismo’, movimento que surgiu no final da década de 1960, tendo como maiores representantes Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Bethania, Chico Buarque, entre outros. Ela lembra que o marco inicial foi o Festival da Canção, promovida pela TV Record, em 1967, e os artistas usavam burcas para expressar sua crítica contra o regime da Ditadura Militar, vivenciado na época. “Surgiram muitos movimentos como esse e eles queriam liberdade de expressão. Isso movimentou os jovens da época, para revolucionar a cultura, objetivando o fim da Ditadura. Nossa turma é muito unida, então nos reunimos e conseguimos fazer um trabalho bem legal”, completa.

Daniela Cardoso Rodrigues dos Reis, mãe do aluno Pedro Reis, do 7° ano ‘B’, avalia positivamente a realização da Manhã Literária, com grande importância para as crianças, adolescentes e jovens, pois estimula a leitura. “Acabamos aprendendo sobre autoras que nem conhecíamos, com obras voltadas a cada faixa etária, utilizando o universo do jovem, a transição da adolescência para a juventude. É uma fase muito importante e é bom ter sempre um livro para ajudar os alunos até mesmo a enfrentar os conflitos do dia a dia. O espaço ficou muito lindo, uma boa forma de proporcionar a interação entre família, aluno e escola”, completa.

O diretor José Nicodemos Couto mostrou sua satisfação com mais um evento de sucesso da Escola São Paulo. “Foi mais uma oportunidade que tivemos de ultrapassar os limites da sala de aula e proporcionar aos alunos a busca pelo conhecimento. Eles mais uma vez se superaram e conseguiram trazer um conteúdo de qualidade, tanto em material quanto na forma de expressão. Agradecemos às famílias por nos prestigiarem em mais esse momento e pela confiança no trabalho que desempenhamos com seus filhos”, finaliza.

Share: