A Cresol Sudeste de Minas, anteriormente conhecida como Cresol Fervedouro, completou seus 10 anos de história e sucesso com uma Assembléia Festiva, realizada em seu município-sede, na noite de sexta 7 de abril, ocasião em que a diretoria prestou contas de seus balanços aos associados. Durante a comemoração, foram homenageados os 83 pioneiros que deram início ao movimento, construindo a várias mãos o que seria hoje essa renomada e reconhecida cooperativa. O motivo da mudança de nome foi porque, embora Fervedouro seja o município base, para que os outros se sintam mais inseridos e de igual importância.

Vale destacar a presença maciça dos agricultores e cooperados que vieram de longe para participar e prestigiar desse momento tão importante e que faz parte da vida de cada um que ali estavam. Destaque também para as autoridades municipais, estaduais e federais: como a participação dos deputados Durval Ângelo e Reginaldo Lopes.

Segundo o presidente da Cresol Fervedouro, João Paulo Dias da Fonseca, esses 10 anos representam a vitória da agricultura familiar, daqueles que um dia acreditaram ser possível construir um novo modelo de desenvolvimento, de instituição financeira com inclusão do agricultor, uma vitória dos cooperados que acreditaram e lutaram, do movimento sindical dos trabalhadores rurais e das pessoas humildes que entenderam a importância do projeto. “A Cresol é uma realidade. O agricultor familiar se sente em casa dentro da cooperativa. A instituição é dele, pronta para incluí-lo, junto às pessoas que estavam fora do sistema financeiro, que nunca tiveram acesso a um talão de cheque, a um cartão de crédito, que têm dificuldade de conseguir um recurso para investir em sua propriedade. Hoje, eles se enchem de orgulho ao entrar na Cresol, fazendo parte desse projeto vitorioso, que gera crédito e desenvolvimento nos municípios em que está inserida. Convido a todos para conhecer nossos produtos, serviços e as agências da região. Temos interesse de somar cada vez mais a força da agricultura familiar. Temos também abertura no estatuto para pessoas da zona urbana,
que tenham interesse. Já são 7 agências, nas cidades de Manhuaçu, Carangola, Fervedouro, Miradouro, Eugenópolis, Muriaé, Rosário da Limeira, e um total de aproximadamente 5.200 cooperados, apontando um crescimento de 41% com relação ao último ano e comprovando a força da cooperativa”, afirma.

Presente no evento, o deputado federal Reginaldo Lopes destacou a importância da cooperativa e reforçou a necessidade de união dos trabalhadores para lutarem por seus direitos que estão prestes a serem tomados nesse difícil tempo de reforma que o Brasil está vivenciando. Para ele, o cooperativismo transforma a vida das pessoas. Representa o desenvolvimento da produção, a melhoria das técnicas com o suporte financeiro de uma instituição comunitária, cooperativa, de associativismo. “Combate a agiotagem, a falta de crédito e os juros, em um país que é escravo da dívida. A Cresol aparece com o papel importante e estratégico na região de permitir esse suporte financeiro, melhorando também a produção.

Os agricultores são os responsáveis por tudo que consumimos, então a Cresol é este embrião, que no futuro será a grande diferença quanto ao novo modelo de produção de crédito popular e justo. Tenho o maior carinho pela Zona da Mata e é um prazer estar presente nesse momento tão importante”, destaca.

Luiz Levi Tomacheski, presidente do Sistema Cresol Baser PR, enfatizou o reconhecimento junto aos diretores que atuam nos municípios. Para ele, trata-se de um trabalho sério desenvolvido com os parceiros, com o Banco Central que os fiscaliza e com os parceiros econômicos. “Temos o empenho dos colaboradores, a confiança e qualidade dos nossos produtos e serviços. Tudo isso é que nos leva a esse sucesso. É o cooperativismo levado a sério, com respeito, ligado ao desenvolvimento dos pequenos municípios, com credibilidade e crescimento. É preciso ter incentivo, despertando o cooperativista que existe dentro de cada um. A Cresol tem se adequado àquilo que o mercado exige. Os agricultores têm que ter acesso à tecnologia, novos produtos e serviços. E a equipe técnica está em constante sintonia com as exigências do nosso público, prioritariamente a agricultura familiar. E o reconhecimento que ganhamos aumenta nossa responsabilidade. Nunca decepcionamos as pessoas que depositam confiança em nós”, acrescenta.

Getúlio Gomes Vieira é coordenador da União das Cooperativas da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Unicafes), a qual integra as cooperativas de crédito, as de produção / comercialização e as de ater, totalizando 42 unidades filiadas. “O Sistema Cresol é que proporcionou o início do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária na região. Temos uma vitoriosa parceria com os deputados Reginaldo Lopes e Durval Ângelo, que sempre apóiam nossas cooperativas, associações e sindicatos, ajudando também financeiramente, através de projetos. As motos, carros, computadores e demais prêmios que tivemos oportunidade de sortear são indicações de emendas parlamentares deles.

Durante o evento foram apresentados 3 carros e 2 motos, adquiridos através do deputado Reginaldo Lopes, para uso da cooperativa. Após as homenagens, todos saborearam de um delicioso jantar. Gostaria de agradecer aos agricultores que acreditaram em nossa proposta e todos que nos apóiam sempre”, completa.

Saiba mais na edição 753 do Folha do Sudeste

Share: