A Escola São Paulo (ESP) realizou a abertura do JISP, na manhã de quarta-feira (14), em cerimônia marcante em comemoração aos 25 anos de história e sucesso de várias competições esportivas. Tudo começou quando os professores Jairo Heleno de Souza e Carlos Baldanza assumiram a disciplina de Educação Física e substituíram os tradicionais jogos de interclasse, atribuindo-lhes outro nome: JISP.

Atualmente a gincana abrange 3 grandes áreas do conhecimento humano envolvendo todos os alunos: esportiva (com os jogos das modalidades disputadas), social (as turmas arrecadam alimentos que são destinados a 10 entidades filantrópicas que a Escola já ajuda há muitos anos) e cultural (aprendizado direcionado pelos professores). Ou seja, é mais uma grande oportunidade proporcionada pela ESP de interação, vivência e representação.

A abertura do JISP 2017 contou com a presença de todos os alunos e até mesmo ex-alunos que compareceram para prestigiar o evento esportivo, fazendo uma excelente recepção. Esteve também presente o querido professor Baldanza, que atualmente encontra-se afastado de suas atividades, por problemas de saúde. As modalidades em disputa são: Futsal, Handebol, Basquete, Corrida, Tiro Ao Alvo com Bola, Futebol Society, Futebol de Salão, nas categorias masculino e feminino. Os jogos vão até o dia 12 de julho e contam com ajuda dos alunos da UNIFAMINAS, na arbitragem.

O professor Jairo Heleno, 27 anos trabalhando na ESP, explica que o JISP tem muitas histórias interessantes, entre elas, o momento de inauguração da Quadra Poliesportiva Dra. Maria do Carmo Barreto, ocasião que teve a participação do time do Flamengo, que venceu nas primeiras categorias, mas quando enfrentou a equipe da Escola São Paulo, o último time, chamado Módulo II, achou que teria vida fácil. Mas encontrou justamente o contrário: jogadores muito bem postados, preparados fisicamente e que fizeram um grande jogo, entrando para a história. “Na época, a garota era muito aguerrida e participativa. Ficamos felizes em dar sequência a este trabalho, batalhando na certeza de que serão

excelentes os resultados das Bodas de Prata do JISP. Ficamos mais felizes ainda com a presença do professor Baldanza, muito importante para nós, uma pessoa maravilhosa, um companheiro que está fazendo muita falta. É até difícil dar aula no horário dele, sabendo que não está aqui e substituí-lo não é para qualquer um”, destaca.

O Diretor José Nicodemos Couto mostrou sua satisfação com a abertura de mais um evento esportivo de sucesso na escola. “Estamos cumprindo nosso papel na formação cidadã de nossos alunos. Além de fornecer toda a estrutura necessária na questão didática, proporcionando conhecimentos fundamentais para sua vida profissional, promovemos através do esporte a saúde, a ética, a interação entre os participantes, o espírito de luta e liderança, a vontade de vencer e ao mesmo tempo a aceitação das derrotas, prevalecendo a amizade sempre. Os jovens se comprometem a dar o seu melhor e se divertem com os jogos, respeitando as regras disciplinares”, afirma. É por isso que a Escola São Paulo vem se destacando cada vez mais na área educacional em nossa cidade, inclusive vendo profissionais de sucesso ocupando grandes cargos, sendo ex-alunos desta Instituição.

Saiba mais na edição 763 do Folha do Sudeste

Share: