Iniciativa promovida pela Prefeitura aproximou poder público e ouviu demandas dos moradores do bairro

Moradores da parte alta do Gaspar tiveram uma manhã alegre e divertida no último sábado (23). Promovida pela Prefeitura, a Ação Comunitária leva serviços públicos, cultura e lazer de forma gratuita e aproxima os moradores da Administração, para que sejam conhecidas suas demandas e reivindicações.

As barracas e áreas de lazer para as crianças foram montadas na Rua Nélia de Araújo Braga. A programação incluiu apresentações artísticas, culturais e esportivas, assim como demonstração dos serviços oferecidos pela Prefeitura e oficinas. Esta é a terceira Ação Comunitária realizada em Muriaé em 2017.

Segundo Vanilda Ferreira Carneiro Pereira, coordenadora do programa AABB Comunidade, é motivo de muita alegria participar com a comunidade no Gaspar, que acolhe e trabalha de uma maneira muito carinhosa, sendo de lá um número maior de crianças que participam do programa, que se servem da atividade do serviço de convivência, fortalecimento e vínculos. O Programa Integração AABB Comunidade esteve na comunidade com o objetivo de torná-lo mais conhecido, divulgando através da exposição das fotos as oficinas que são desenvolvidas na AABB. “Todos estão convidados a conhecer nossos trabalhos, que forma expostos. Estou iniciando no cargo esse ano, abrindo um caminho que já vem sendo construído há quase 20 anos em Muriaé, com uma equipe que já desenvolve esse trabalho. Inicio na coordenação, que dá as diretrizes do trabalho. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com sua equipe, é que dá as orientações. O Programa Integração AABB Comunidade traz a proposta e a Administração Municipal está no contexto da metodologia e da administração geral. É uma parceria com a Prefeitura e Fundação Banco do Brasil, logo temos a AABB Administração, através do Luiz e da senhora Rita de Cássia, e tem a Simone, coordenadora de vínculos”, explica.

Vanilda disse estar muito feliz por estar à frente desse programa, com uma equipe que considera maravilhosa. De acordo com ela, atualmente estão sendo acolhidos três bairros: Gaspar (mais de 70 crianças), São Pedro (que começa para o desempenho do trabalho) e Inconfidência, atendendo crianças por intermédio da escola. “As pessoas que desejarem colocar seu filho para desenvolver ações do programa, basta que elas estejam matriculadas em uma das escolas municipais. É só procurar a diretora, que ela encaminha. Na Escola Elza Rogério, a responsável é a Ana Eliza e sua equipe, na escola do Inconfidência é a Fernanda e na escola Zuleima é a Carmen Lúcia”, pontua.

Raquel Martins Pedrosa Costa, coordenadora do CRAS Aeroporto, comentou sobre a ação comunitária e destacou que, no início do ano, aconteceu a ‘Prefeitura no seu Bairro’, um evento maior que mobilizou todos os setores: tanto prefeitura quanto sociedade civil. “Agora promovemos na parte alta do bairro Gaspar, uma vez que é abrangência do bairro Aeroporto. Movimentamos todos os setores para as pessoas prestigiarem esse evento”, explica.

Roselene Duarte de Souza,(Rose) presidente da Associação de Moradores do Gaspar, reforça que os moradores acreditam na comunidade cada vez mais unida e aprova a proposta de exibição dos trabalhos dos participantes. “É importantíssimo a Secretaria de Esportes estar presente, oferecendo lazer para as crianças, proporcionando um trabalho conjunto para um resultado muito bom. Agradeço a Prefeitura por nos apoiar, a equipe do CRAS, e o vereador que nos ajudou muito, o representante do bairro Ivanir do Gaspar”, acrescenta.

Segundo Rose, a Barraca dos Sonhos é uma iniciativa de levantamentos de prioridades do bairro. “São muitas as demandas e muitas das vezes não conseguimos colher. O que for mais votado pela comunidade, estaremos buscando para resolver. Vamos fazer um levantamento para procurarmos resolver”, confirma.

Gisele Braga de Aquino, secretária municipal de Desenvolvimento Social, também reforça que a equipe ficou muito feliz com a ‘Prefeitura no seu Bairro’ da primeira edição. “O que aconteceu dessa vez é fruto do que teve início em nossa gestão, porque a Associação de Moradores deu continuidade a todos movimentos no bairro, então surgiu essa necessidade da parte alta. Dessa forma, estamos atendendo a todos. É um trabalho de parceria, então tem várias instituições, além das secretarias municipais”, completa.

Share: