A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino , Rede Privada , Pais, Alunos, Conselho Municipal de Educação,Movimentos Sociais, realizou essa semana em duas etapas, sua Conferência Municipal Popular de Educação. A abertura foi feita na segunda-feira (30), no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina,  tendo como palestrante a professora Maria das Graças Bittencourt (Fite), com o tema ‘A qualidade Social da Educação e a Garantia dos Direitos da Aprendizagem dos Alunos’. A segunda etapa aconteceu na terça-feira (31), no Centro Universitário UNIFAMINAS. Este momento foi enriquecido com a palestra da Profª Dra. Emília Cipriano (tema: ‘Saberes e Sabores de um Educador – Etapa Pública de Ensino’) e o estudo dos 9 eixos do PNE. Foi um momento de participação democrática que terminou com a eleição dos delegados da etapa territorial, da Conferência que acontecerá em Santos Dumont.

Objetivo geral foi a mobilização social e apresentação do conjunto de propostas relativas ao monitoramento e avaliação e à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação – PNE.

A Secretária Municipal de Educação Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues de Souza (Nininha), afirma que os educadores estiveram preparados para a conferência sendo envolvidos os representantes de todas as redes (Municipal, Estadual, Ensino Superior, Privadas, movimentos sociais, pais e alunos). “Essa experiência contribuiram para o estudo que estamos fazendo visando a qualidade da educação. Foram dias altamente produtivos, com os estudos dos eixos. Tivemos o enriquecimento de nossas professoras Emília Cipriano e Maria das Graças Bittecourt, que falaram sobre o trabalho do professor na sala de aula. Foi um evento muito importante para o Município de Muriaé, uma vez que havia representação de todas as redes.Momentos como estes, fortalecem nosso propósito de desenvolver uma educação de qualidade, objetivando o sucesso e o progresso do aluno.

Para Sandro Areal Carrizo, diretor da Superintendência Regional de Ensino, a conferência popular é um momento de debate, discussão, reflexões e apresentação de propostas para melhorar a cidade, o estado e o país. “Os delegados eleitos irão para uma conferência Intermunicipal, que acontecerá em 25 de novembro na cidade de Santos Dumont MG. Acredito que foi um evento muito positivo, uma parceria que deu certo, e é importantíssima essa participação das faculdades, escolas e prefeituras”.

Share: