Benefício permitirá aumento no número de atendimentos para muriaeenses, oferecerá mais conforto e estacionamento para veículos

A nova Unidade Básica de Saúde do Planalto foi inaugurada na última sexta-feira (10). A UBS, que antes funcionava em espaço alugado pela Prefeitura, passa a ter sede própria. O benefício irá permitir o aumento nos atendimentos, oferecendo dependências mais confortáveis, espaço adequado para cada tipo de serviço, além de promover o acesso de veículos por duas ruas e contar com estacionamento próprio.

O evento de inauguração reuniu autoridades municipais, secretários, vereadores, moradores, além de parentes da homenageada que deu nome à nova instituição, Irmã Glória Abreu. A UBS contará com clínico geral, equipe de Programa de Saúde da Família, serviço odontológico, sala para curativos, vacinação, exames e demais ações, assim como disponibilizará de Núcleo de Apoio à Saúde Familiar (NASF), formada por psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e preparador físico, que auxiliarão nos acompanhamentos familiares e na qualidade de vida dos idosos.

O morador da localidade, também integrante da Associação de bairro, Abrão José de Paula, lembra que o antigo posto era insalubre e com dependências limitadas para atendimento. “O antigo local era pequeno, alugado, sem estrutura para receber a população do Planalto, que está crescendo muito. Agradecemos ao prefeito Grego e ao secretário de Obras, Aderbal Fernandes, pela unidade de excelente padrão que nos entregaram e pela criação das ruas de acesso, que permitirão o trânsito adequado para os moradores”, ressaltou.

Unidade beneficiará moradores com mais conforto e espaço para novas especialidades

Segundo o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira, as novas dependências oferecerão espaço para contratação de mais médicos especialistas. “A nova unidade vai promover um ótimo nível de atendimento. Em um momento em que vários estabelecimentos de saúde estão sendo fechados, nós estamos inaugurando a terceira unidade neste ano e a construímos com um padrão nota 10. Com a nova sede, economizaremos em aluguel e poderemos investir em mais profissionais especializados”, lembrou o secretário.

O prefeito Grego comemorou as novas instalações, e ressaltou os investimentos na saúde mesmo com as dificuldades financeiras que o país e as prefeituras passam. “A população, que é o que mais nos importa, será beneficiada com esta nova Unidade de Saúde. Estamos passando por períodos difíceis, com poucos recursos, e, mesmo assim, fizemos uma importante obra com pouco dinheiro. Estamos entregando uma UBS construída com o mais alto padrão de acabamento, localizada em um belo local, com estacionamento próprio e ambiente de altíssimo conforto. É assim que vamos construir uma nova realidade para a saúde de nossa cidade”, informou o prefeito Grego.

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Planalto oficializada pela lei n 5545/2017 com denominação ”Irmã Glória de Abreu”.

”Irmã Glória de Abreu” nasceu em Muriaé no dia 7 de janeiro de 1922, filha do casal Augusto José de Abreu Xavier e Izaltina Souza Abreu, proprietários da antiga fazenda Desengano, exatamente neste local da UBS.

Ainda muito jovem, foi para o convento das irmãs Marcelinas, em Botucatu-SP, onde já se encontrava sua Irmã, Alexandra Abreu, quando juntas fizeram noviciado e se tornaram irmãs da congregação Marcelina.

Retornou para Muriaé em 1950, juntamente com outras irmãs, foi prestar serviços no Hospital São Paulo, onde trabalhou durante longos anos de sua vida, doando-se aos cuidados dos mais necessitados, permanecendo nesta atividade até o  final do Século XX.

Trabalhou em vários setores do Hospital São Paulo, sempre com muita dedicação e carinho, até que, muito debilitada, mudou-se para cidade de São Paulo, para Casa de Repouso das Irmãs Marcelinas, anexo ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquera – SP, onde faleceu no mês de julho de 2009. Foi velada e sepultada em Muriaé, sua terra natal.

A homenagem prestada à Irma Glória de Abreu, “Irma Glorinha”, como era carinhosamente conhecida, é justa e merecida, pela sua total dedicação à saúde, a qual nunca mediu esforços, principalmente aos menos favorecidos no HSP para recuperação de sua saúde.

Share: