O colecionador Antônio Eugênio está expondo sua coleção com mais de 50 selos na agência dos Correios de Muriaé. As pessoas podem fazer uma visita e analisar as diversidades, muitas delas raras, com temas de Natal. A exposição acontece até o dia 6 de janeiro de 2018, das 9 as 17 horas.

Segundo Fernando Rufino de Barros, gerente da área comercial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Agência Muriaé, sempre que eles têm selos novos, entram em contato com Antonio Eugênio, um colecionador conhecido na cidade.  Ele sempre monta sua coleção por ano e datas do lançamento de selo, que o correio faz no período de Natal e torna-se interessante analisar a evolução que cada época traz, nos traços, desenho e como isso retrata a maneira com que a própria sociedade enxerga as pinturas e as imagens. “Para nós é interessante, porque traz a história do selo. Muitas vezes pensamos somente na sua utilidade para as cartas e as pessoas não imaginam o valor histórico que ele traz, retratando as datas históricas não só do Brasil, mas também do mundo. Recebemos um bloco das obras de Shakespeare e o Antônio Eugênio já veio para adquirir. Os selos possuem três categorias. Os Ordinários são definitivos ou permanentes de emissão não comemorativa, com tiragem ilimitada e prazo de comercialização indeterminado e circulação indefinido. São normalmente auto-adesivos, apesar de existirem modelos gomados. Já os Comemorativos são selos postais de tiragem limitada, alusivos as comemorações de datas de destaque no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. O prazo de comercialização é pré-determinado e o prazo de circulação indefinido. Por fim, os Personalizados são destinados a estimular a divulgação de ideias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizados pelos Correios ou em parceria com outras instituições. O cliente fornece a imagem e o correio produz o selo para ele, como aconteceu com a Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro do Porto, e recentemente, do Coral Cantare de Muriaé. O selo comemorativo tem uma tiragem menor. Esse é o que mais interessa o colecionador, por isso, quando chega, fazemos contato com eles e mandamos a foto para eles para que possam adquirir. Frequentemente temos recebidos selos de datas, como as obras de Shakespeare. Temos repassado para os colecionadores, em especial o Antônio Eugênio, que tem uma grande coleção, com vários temas: religiosos (referentes a igrejas),  Olimpíadas (com a história do esporte), etc.  É uma forma de contar história através do selo dos correios, uma cultura. Tem o carinho com cada peça, que, em sua maioria, são únicas. Existe uma preocupação em representar de fato que o autor da arte queria demonstrar na época”, analisa.

Antônio Eugênio da Costa Almeida é colecionador desde os 10 anos de idade. Colecionava selos do Brasil (colecionador clássico) e possui selos desde 1900 sem carimbos e alguns exemplares da época do Império.

Share: