Promovido pelo o empresário e suplente de senador, Lael Varella, foi realizada na manhã da última quinta (28), na quadra poliesportiva da UNIFAMINAS – Centro Universitário, com a presença de mais de 500 pessoas, a 45ª edição do tradicional Almoço de Confraternização dos Idosos e Enfermos, evento que ele promove anualmente com o objetivo de reuni-los e proporcionar um momento de reflexão às pessoas sobre a solidariedade.

Lael Varella lembra que, há 45 anos foi convidado para ajudar a instituição muriaeense infanto-juvenil Casa da Menina. Porém, percebeu uma necessidade ainda maior no asilo, porque as crianças, muitas vezes contam com a adoção das pessoas, mas os idosos, ao contrário, costumam ser menosprezados e quase ninguém quer cuidar, sendo, inclusive, abandonados pelos filhos em muitos casos.

No final daquele ano, Lael Varella começou a fazer um almoço convidando pessoas mais velhas e enfermas para participarem com ele, bem como proporcionar uma missa celebrada em sua casa. No início eram poucos participantes, mas com o tempo esse número aumentou e a comemoração passou a ser sediada na UNIFAMINAS, local que comporta um público maior.

De acordo com Lael Varella, é uma grande satisfação realizar essa comemoração por 45 anos ininterruptos. “Temos que cuidar dos idosos, pois muitos deles estão abandonados. Com essa confraternização, desejo que as pessoas lembrem-se, cada vez mais, do verdadeiro sentido do Natal, que não é comprar presentes como o comércio diz. O sentido da vida é fazer algo pelo próximo, principalmente aqueles que mais precisam, dar uma esperança às pessoas, seja na sua rua, no seu bairro, e cada um ajudando da maneira que puder. Deus me deu essa missão sabendo que eu podia ajudar e essa é uma tradição que nossa família continuará”, explica.

A missa foi celebrada por Pe. Geraldo Chaves da Cruz, capelão hospitalar, titular da Capela Nossa Senhora do Divino Pranto e Pastoral Universitária UNIFAMINAS. Segundo ele, o Natal é uma data muito especial para os cristãos, pois comemora a vinda de Jesus Cristo, portanto é importante celebrar esse gesto de carinho proporcionado pela confraternização, que também é um momento de despertar a reflexão. “No mundo capitalista, o ser humano, na maioria das vezes, não é valorizado. Não importa a idade, as pessoas têm o mesmo valor como seres humanos, principalmente as mais velhas, que vão ficando mais dependentes e precisam ser respeitadas, merecem nosso carinho e acolhida. Muitos não têm ninguém para cuidar deles. Desejo a todos um Ano Novo repleto de muita paz e esperança. Parabéns ao Lael Varella e que essa festa permaneça sempre”, completa.

Após a celebração, os idosos serviram-se do delicioso almoço. Eva Lúcia Ferreira de Andrade (Tica), moradora do Santa Terezinha, frequenta há 10 anos a confraternização: “É muito bom reunirmos aqui, em um clima tão familiar”. É o que também reforça José Araújo, morador do Planalto, que frequenta há cerca de 3 anos: “Ficamos muito felizes com essa iniciativa do Lael”. Maria Auxiliadora Gonçalves, moradora da Vila Santa Luzia, que acompanha a confraternização desde quando ela começou, agradece ao Lael Varella por proporcionar esse momento: “Nos sentimos muito bem de participar de um momento como este”.

Share: