O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Rosário da Limeira (CONSEP) realizou uma Festa de Natal para as crianças do município, no último sábado (23), na Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato. Cerca de 800 crianças estiveram presentes e se divertiram com um dia de lazer e comemoração, refletindo também sobre o sentido do Natal. Teve pipoca, pula-pula, algodão doce e picolés, balas e pirulitos distribuídos pelo Papai Noel. Teve a presença do PM Legal do PROERD e a Polícia Florestal, que mostraram um pouco de seu trabalho.

Segundo Lenir Rodrigues da Silva Viena Costa, presidente do CONSEP pelo 2º mandato consecutivo (a eleição é referente a dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois, portanto exercerá o cargo até 2019), essa confraternização é realizada todos os anos, com a contribuição de voluntários, empresários, parceiros e organizações, que fazem as doações ou se empenham no trabalho. “Esse foi um ano difícil, mas mostramos que não precisa de coisas grandiosas, podemos trazer muitas alegrias com coisas simples. Nossas reuniões acontecem uma vez por mês ou quando são necessárias sessões extraordinárias. Sobrevivemos de doações na conta de luz, recursos que são usados em eventualidades, por exemplo, suporte para reparos quando não é possível naquele momento. Administramos e prestamos conta à população sobre o destino do mesmo. Gostaria de agradecer à população de Rosário da Limeira, os voluntários, a Administração Municipal e todos que confiaram em nós. Obrigada também às crianças e famílias pela presença. Desejamos que possam ter esse espírito de Natal e que aprendam que o maior presente que podemos dar é compartilhar o amor e o carinho o ano inteiro”, explica.

Na ocasião, foi homenageada com um buquê de flores Catarina Aparecida de Fátima Gonçalves Maciel, esposa do vice-prefeito Davi Maciel, fundadora e primeira presidente do CONSEP de Rosário da Limeira. Segundo ela, o fato do órgão só ter tido mulheres em sua direção mostra a força delas e representatividade na parceria com um grupo que é formado quase que exclusivamente por homens: a Polícia Militar. “Mostramos sempre a boa vontade, disposição de trabalhar, incentivar e participar. Como a família não é só responsabilidade do homem, a sociedade também não é. As mulheres, atuando em conjunto, possibilitam uma abertura maior e podem trazer a resolução de muitos problemas. Nessa oportunidade de confraternização, aproximamos mais uma vez as crianças da Polícia Militar, de modo que possam ver que ela está aí para contribuir para o bem da sociedade, não pra amedrontar nem espantar ninguém. Temos que criar outra consciência sobre esse trabalho que eles exercem. A função é ajudar e não criar mais conflitos na sociedade. Fico muito feliz e emocionada com essa homenagem e com a valorização da mulher na sociedade, pois não é só o homem que faz história, nós também estamos aqui para dar nossa força e contribuição. Desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, desejando que possamos trabalhar mais o amor ao longo de 2018”, completa.

Para Lenir Costa, a homenagem de Catarina foi justa e merecida. “É uma mulher guerreira, batalhadora, professora e companheira de trabalho. Tenho por ela muita admiração e um carinho muito especial, porque luta pelo que quer, é muito determinada. Sempre acompanha os trabalhos, voluntariamente. Agradeço também a todos que contribuíram com o CONSEP ao longo dos anos”, finaliza.

Foi feita também uma homenagem ao 3º Sgto. Sidiclei Borges, que participou da criação do CONSEP em Rosário da Limeira, sendo o único militar daquela época que permanece atuando no município. Fez um trabalho de casa em casa, conscientizando sobre o que era e a importância da instituição, da necessidade da contribuição da população para o órgão na conta de luz com os demais fundadores e, até hoje, não mede esforços para auxiliar, sugerir e criticar, com o objetivo de fortalecer a diretoria. O CONSEP orgulha muito de poder contar com o apoio dos primeiros fundadores e da população limeirense.

A atual diretoria do CONSEP é formada também por: Rose Lourenço (vice-presidente), Meire Borges (diretora administrativa) e Maria Peixoto (diretora financeira).

Share: