Foram realizados na noite de sexta feira e sábado (4 e 5) os desfiles do Carnaval antecipado da cidade. O evento contou com a presença de diversas escolas de samba muriaeenses que representaram muito bem seus desenvolvimentos e do público que compareceu enchendo a praça e as ruas, contagiando a folia. Entre as escolas que marcaram presença, com seus respectivos temas, estavam Marambloco (‘O Marambloco no mundo da imaginação’), Unidos do São Joaquim (‘Que judiação o que? Essa terra ardente é nosso altar dos xotes das alegrias. Nordeste, a terra da asa branca e dos cordéis de baião!’), Agremiação Papagaio (‘100 anos de Samba Papagaio na Avenida Alegria Geral’), Unidos do Santa Teresinha (‘A Deusa da Sintonia’) e Canarinho do Samba (‘A odisséia do pioneiro’), os quais foram prestigiados pela população e autoridades devido à organização e produção. A programação do Pré-Carnaval incluiu também Baile da Melhor Idade com apresentação da Banda Musical União dos Artistas, desfile da Escola de Samba Mirim e Bailinho Infantil, baile de fantasias e shows durante as noites dos dias 3, 4 e 5 com as bandas Lance Legal, Salamandra, Art’Samba & Carol Pereira.

O prefeito Grego esteve presente e destacou que o trabalho foi realizado plenamente em conjunto com as instituições da prefeitura. Não deixou também de destacar o caráter festivo e seguro da comemoração: “Uma das maiores preocupações nossas, além de levar diversão aos muriaeenses, é oferecer segurança convencendo os visitantes de que o carnaval é destinado à família e a quem quer se divertir e não a quem quer baderna e confusão”. O prefeito conclui com um agradecimento às organizações responsáveis pela segurança do evento, como o Ministério Público, Polícias Militar e Civil, bombeiros, Demutran e defesa civil.

A diretora da Fundarte, Flávia de Melo Neves, ressalta que o carnaval foi feito com carinho, amor e envolvimento da prefeitura e das agremiações. “Grego acreditou no potencial das comunidades e das escolas de samba de receber todos da melhor maneira possível, com muita animação. Procuramos agradar todas as idades e camadas da sociedade com nossos blocos e escolas a partir da apresentação de um desfile diferenciado, sensacional, enredos próprios e inéditos, muito bem trabalhados e ensaiados. Preparamos atrações para agradar o público, investindo nas bandas locais, além de uma banda regional”, afirma.

Na noite de sexta-feira (2), a Unidos do São Joaquim e Marambloco deram início ao prestigiado pré-carnaval muriaeense com produção, organização e ornamentação agradáveis e criativas, além de um samba-enredo envolvente e bem elaborado. Cerca de 260 pessoas participaram das várias alas que desfilaram na Praça João Pinheiro. “Preparamos um ótimo desfile passando pela cultura nordestina, retratada no dia a dia. Que judiação o que? Essa terra ardente é o xote das alegrias – Nordeste, a terra do Baião”, ressalta Alex Silva, carnavalesco da escola de samba Unidos do São Joaquim, presidida por Adílio. “Agradecemos à comunidade, às costureiras, à minha comissão carnavalesca, à rainha Suelen Santos e com destaque à porta bandeira Janaína e a todos que contribuíram para que o nosso desfile fosse um sucesso”, conclui.

Já no sábado (3), foi a vez das escolas de samba: Papagaio do Aeroporto, Unidos do Santa Terezinha e finalizando com a Canarinho do Planalto. A Escola de Samba do Papagaio fez mais um brilhante desfile. Levando toda a sua tradição, os participantes mostraram-se muito satisfeitos e felizes em manter acesa a chama do Carnaval. Com belíssimas fantasias, alegorias e a bateria enfurecida, o Papagaio mostrou o empenho de sua comunidade em levar mais uma vez cultura e um samba enredo de primeira linha, digno de todos os elogios por parte do público que assistiu cada detalhe. Foram aproximadamente 110 foliões muito bem ensaiados participando e representando a comunidade.

De acordo com o presidente da escola, Sandro Areal Carrizzo, Carnaval é samba, cultura, harmonia, alegria e geração de renda, além disso, faz Muriaé se tornar, cada vez mais, uma referência no pré-carnaval em toda região. “Foram muitos foliões prestigiando, deixando os blocos verdadeiramente lotado, reforçando os 100 anos de samba. E Papagaio na avenida é alegria geral. Agradecemos a comunidade, os artesãos, costureiras, mestres da bateria, todos que desfilaram e contribuíram para que nossa agremiação viesse para a avenida fazendo uma brilhante apresentação. A Liga Carnavalesca de Muriaé não tem medido esforços para garantir a continuidade do carnaval, com o apoio da Prefeitura e Fundarte. Ficamos muito felizes com todos que nos prestigiaram”, destaca.

A Escola de Samba Canarinho do Samba (do bairro Planalto) também realizou  um belo desfile que encantou o público presente, devido ao empenho dos membros da agremiação em apresentar belas fantasias e decorações, um enredo afiado, uma bateria sincronizada e passistas com muito samba no pé.

O Presidente do Canarinho do Samba e da Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur), Adir Souza Assis, fez uma análise muito positiva da cena carnavalesca apresentada. “Foi um belíssimo carnaval, um dos melhores que já fizemos, com uma comunidade bacana, todos animados, envolvidos nas fantasias, nos carros alegóricos e vale destacar que foi muito importante o apoio da Fundarte, permitindo que fizéssemos um trabalho bem feito como o apresentado. Todas as agremiações fizeram um desfile de grande luxo. O Canarinho veio com 150 componentes e nosso samba veio falando do Vinim, fundador da escola há uns 18 anos. Resolvemos homenageá-lo. Enfim, foi um grande sucesso. Todos abraçaram o enredo, gostaram e desceram à avenida para prestigiar um carnaval de muito brilho. Gostaria de agradecer a todos que compareceram e apoiaram nossa escola, que completa 10 anos de história neste 2018”, completa.

Share: