Muriaé recebeu, nos dias 21 e 22/02, no Grande Hotel Muriahé, uma importante palestra para o ramo automotivo. O evento foi promovido pela Associação do Setor Automotivo de Muriaé e Região – Oficinas Mecânicas (ARIUS), em parceria com o CONDESC e o tema foi Sistema Automatizado e Câmbio Automático, muito bem ministrado durante os dois dias por Theophilo Lima, instrutor técnico da empresa SUN Brasil.

O objetivo foi levar informações de qualidade para os profissionais, abordando este assunto, que ainda está deixando a desejar no setor regional, mas que há muito interesse pelo conhecimento. Segundo Theophilo Soares Souza Lima, engenheiro eletrônico de Campinas SP, técnico capacitado em Transmissão Automática, explica que foi levar o conhecimento sobre câmbio automático e automatizado e tirar um pouco do mito de que é difícil, complicado. “Essa ideia é por falta de conhecimento no mercado e muitas vezes os profissionais acabam não fazendo o reparo ou fazendo incorretamente. Vim esclarecer algumas dúvidas e na minha análise foi satisfatório, pois tivemos casa cheia e um público muito interessado, tornando o evento proveitoso. Queremos que os mecânicos cada vez mais estudem, se capacitem, aprendam e tenham o conhecimento, pois sem ele ninguém vai a lugar algum”, destaca.

Para Haroldo do Espírito Santo, presidente da ARIUS, foi uma satisfação conseguir trazer uma pessoa tão conhecida no meio e que fez palestras de grande sucesso, abordando um tema bastante extenso. “Ele fez uma abordagem inicial e estamos na expectativa de trazer um curso desse aqui em Muriaé, com cerca de 5 dias. As opções hoje em dia seriam somente São Paulo ou Belo Horizonte. Ficaria muito caro esse deslocamento, então queremos trazer para Muriaé. Foi um evento voltado para mecânicos da linha leve e há essa necessidade do mercado, que demanda informação. Para o interior, às vezes fica distante. O mundo hoje conta com muita tecnologia automotiva e o lançamento de carros novos. 40% da frota já é automática e a tendência é a aumentar, então temos que estar preparados”, afirma.

Jorge Luiz Braga da Costa (Maizena), vice-presidente da ARIUS, também mostrou sua satisfação com os resultados. “Foi uma parceria de grande proveito. Conseguimos reunir mais de 25 oficinas e mais de 55 pessoas. A cidade só tem a ganhar com esses dois dias, um sobre troca de óleo de câmbio automático e outro sobre reparação de câmbios”, acrescenta.

Share: