DSC_0098

Mais de 65 alunos do curso de Técnico em Enfermagem formaram pelo Centro de Capacitação Profissional (Cecap), na noite do último sábado (21). A solenidade de colação de grau aconteceu no Anfiteatro Santa Marcelina, com a presença dos pais, amigos e familiares dos formandos, deixando o salão completamente lotado. Os alunos receberam seus diplomas após 21 meses de muito conhecimento teórico, prático e estágio, recebendo aulas três vezes na semana. Dos que formaram nessa última turma, 70% deles já estão trabalhando no mercado, em suas áreas de atuação. A diretora do Cecap, Maria Helena Luciano de Paiva, exercendo a função há 18 anos, desde que a escola foi fundada, explica que agora o curso de Técnico em Enfermagem é feito junto com uma especialização em Instrumentação Cirúrgica, portanto o aluno sai com um diploma e um certificado. “Isso só vem agregar valor ao aluno. Prova da qualificação é eles já estarem atuando. E só não trabalha quem não quer, pois há muita demanda no mercado de trabalho. Preparamos os estudantes para que possam ser bem sucedidos na profissão e somos reconhecidos como uma das melhores escolas do estado”, garante.

Ana Ligeiro é sócia-proprietária do Cecap desde que ele começou suas atividades e atualmente também gerencia a parte de coordenação de estágio e secretaria. Formou-se em 1981, como enfermeira, e continua exercendo a profissão. O curso em Muriaé nasceu de sua experiência na área, tornando-se um sonho realizado e começando bem discreto, caminhando a passos largos para o sucesso. Ela mostrou sua alegria e satisfação com mais esses profissionais que o Cecap está lançando ao mercado. “Formamos uma turma animada; de pessoas eficientes, eficazes e humanizadas, prontas para atender o ser humano em sua melhor forma. Eles estão de parabéns, pois fizeram o diferencial. Foram questionadores e passaram por esse processo de uma profissão muito nova e com características diferenciadas. Eles buscaram uma melhor qualificação e deram uma nova cara para o curso. É muito bom ver saindo daqui pessoas socialmente responsáveis, cidadãos de bem, que tenho certeza de que não serão restritos ao seu trabalho, mas ajudarão toda a sociedade. É isso que queremos, que eles façam a diferença no mundo”, destaca.

A professora Renata Almeida de Matos, que ministrou para os formandos as disciplinas de Introdução à Enfermagem e Saúde Pública, por um período de aproximadamente 5 meses, foi escolhida para paraninfa, reforçando a grande convivência com eles, que incluía as aulas e até mesmo outros horários, como os intervalos. Também exercendo o cargo de responsável técnica pelo serviço de Enfermagem do Hospital do Câncer – Fundação Cristiano Varella, ela também teve a oportunidade de conviver com os que lá prestaram estágio. Sempre disposta a ajudar, viabilizou as bolsas para estágio remunerado, no valor de R$ 400, de modo que os estudantes pudessem ter um adicional para ajudar a custear o curso. Segundo ela, o mercado de trabalho está necessitando de profissionais e há um campo muito grande a ser preenchido. Assim, enquanto dá aula, observa, buscando também o futuro profissional. Quando vê um aluno bom, capaz e esforçado, não mede esforços para ajudá-lo a chegar em seus objetivos. Alguns da turma já trabalham na Fundação como auxiliares de enfermagem e agora terão a oportunidade de passarem para o cargo de técnicos, sendo aproveitados com a licença para atuar. Outros formandos já estão matriculados na Faminas, atendendo aos requisitos do Prouni para fazer o curso superior de Enfermagem e se especializarem ainda mais.

“Começamos com uma turma grande, com mais de 70 alunos; a maioria de fora, morando em cidades próximas. Tenho um carinho muito especial por eles, pois são alunos que se esforçaram muito para chegar até aqui. Sempre procuro entendê-los, saber de suas limitações, principalmente com relação ao desgaste do trabalho, que muitos exercem e precisam. Estamos aqui para dar oportunidades. Nesse tempo que estive com eles, pude ver o carinho que têm comigo, o que me emociona muito. Hoje em dia é muito difícil fazer um curso e fico feliz em ajudar a formar não apenas profissionais, mas pessoas humanas e responsáveis. Parabenizo eles por essa conquista, a qual chegaram com muito esforça e luta, para agora curtirem essa alegria”, acrescenta Renata.

O Centro de Capacitação Profissional (Cecap) tem 18 anos de tradição em Muriaé, funcionando anexo ao Hospital São Paulo (HSP). A nova sede será inaugurada em abril, no mesmo local, fornecendo toda a infra-estrutura e laboratórios. As matrículas estão abertas e as aulas começam dia 02/03. Interessados podem procurar a secretaria, que funciona na parte administrativa do HSP. O Cecap cada vez se consolida mais no mercado educacional, levando especializações e oferecendo os cursos técnicos em Enfermagem, Farmácia e Agente Comunitário – uma profissionalização cada vez mais capacitada e as melhores condições de aprendizado para o estudante.

Share: