DSC_0029

Muriaé sediou o Curso Sushi e Sashimi Intensivo, no último sábado (21), uma parceria de sucesso entre a Doce & Mar Peixes, organizadora do evento, e o Restaurante & Churrascaria Serra do Sol, que sediou o mesmo. O convidado para ministrar o curso foi Marcos Shundi Ouchi, que veio pela primeira vez em nossa cidade, junto à sua esposa Geane Mendes Ribeiro Ouchi. O casal acredita que foi uma excelente oportunidade, com resultados satisfatórios, que foram de encontro às suas expectativas. Os alunos receberam uma verdadeira aula sobre como dominar os principais pratos da comida japonesa, levando também uma apostila com todo o conteúdo teórico sobre as técnicas e os temperos aprendidos e um certificado. Foi uma aula rápida, com direcionamento de fácil aprendizado e com explicações sobre vários pratos, como os sushis e sashimis, Hot Philadelphia, Califórnia, Makimonos, Temaki, entre outros. Mas, para eles, o mais importante é a parte prática, pois sem ela, a pessoa pode esquecer as técnicas a serem aplicadas na confecção do alimento.

“Esses alunos que participaram, já estão aptos a fazer o melhor da culinária japonesa, seja em casa para os amigos ou no restaurante em que trabalham. Esperamos que todos tenham gostado, foi um grande prazer”, destaca Marcos. “Gostamos muito de conhecer a cidade e levar este conhecimento aos muriaeenses. Oportunidades não faltarão e como temos sempre espaço na agenda, quem sabe ministraremos outros cursos num futuro próximo”, acrescenta Geane.

Erika Milane, uma das diretoras da Doce & Mar Peixes conta que já tinha essa intenção, mas, depois que surgiu a idéia, foi um processo rápido até elaborar o evento. Ela já havia pesquisado na internet, conversado com alguns amigos e chegou ao nome de Marcos. À princípio era algo como um curso de uma hora, no máximo uma hora e meia, mas ela resolveu estender por toda a tarde. Desde janeiro, quando começou o processo de organização, foram apenas 45 dias, o suficiente para promover um intensivo de credibilidade e muito elogiado por todos os participantes. O número de alunos, 12 pessoas (4 que trabalham em restaurantes e 8 que apreciam os pratos e querem fazê-los em casa), superou as expectativas da organização, que era de aproximadamente 10 pessoas. Infelizmente tinham mais pessoas interessadas, mas os ingredientes já estavam calculados e ficou muito em cima da hora para conseguir mais. E com a meta atingida, a empresária já pensa em promover outros eventos, com mais intensidade.

“Talvez o número de inscritos poderia ser maior, mas, por causa do Carnaval, muitas pessoas ainda estavam viajando. Mas era a única data que tínhamos, para fazer mais rápido. Deu tudo certo, foi muito bom, gostei mesmo. O mercado tem esse anseio, de uma comida de qualidade e saudável. O peixe in natura, salmão, camarão, estão em alta. Fico feliz em ver que as pessoas ficaram satisfeitas. Agradeço o diretor do Restaurante e Churrascaria Serra do Sol, José Alberto, sua esposa Selma e os filhos, que cederam esse excelente espaço. Foi uma ótima parceria”, reforça Erika.

José Ricardo Machado, empresário do ramo de confecções, resolveu aprender mais sobre Sushi e Sashimi para reunir em casa e compartilhar com seus amigos que também apreciam a comida japonesa. “Alguns sabem fazer e se saem muito bem. Mas tinha certeza de que aqui conheceria outras técnicas. É importante porque temos muita comida japonesa boa em Muriaé, mas não é tão barato comer fora. É um tipo de comida que até comemos em excesso por ser saborosa e conseguimos fazer uma digestão bem rápida, devido aos produtos utilizados. Pude aprender de tudo um pouco. Manusear, fazer as combinações e dominar o Hot Philadelphia, que sempre quis aprender e consegui”, explica. Ele levou o prato especial para sua esposa experimentar, na certeza de que ela iria saborear. Impossibilitada de comparecer, por ter de ficar com os dois filhos pequenos, ela deu a oportunidade ao esposo de se divertir um pouco com a gastronomia oriental. José Ricardo reforça que, se tiverem outros cursos, além de participar, tentará trazer alguns amigos para um aprendizado em conjunto, oportunidade que acredita ser maravilhosa.

Por sua vez, Magno Guedes, avalia o intensivo como um curso importante para quem trabalha com a culinária. Segundo ele, os pratos orientais estão em alta, mas muita gente ainda não conhece ou não teve oportunidade de experimentar. “É muito bom aprender um cardápio diferente, inovar. Dá uma grande repercussão na cidade. Valeu muito a pena, pois saí daqui com novos conhecimentos. Nunca sabemos tudo, sempre temos o que aprender. Foi ensinada muita coisa que eu não sabia ainda”, expõe o funcionário do Deck Salada Grill, restaurante que já trabalha com comida japonesa às sextas, sábados e domingos.

Sushiman e sushiwoman

Marcos Shundi Ouchi é um renomado sushiman, descendente de avós japoneses. Atualmente mora em Juiz de Fora MG, atuando há 8 anos na área de alimentação, culinária e gastronomia (comida japonesa), junto a sua esposa Geane Mendes Ribeiro Ouchi, sushiwoman. Trabalham em alguns restaurantes, como em Além Paraíba MG, cidade do Carmo RJ e Três Quedas, Sapucaia RJ.   Chegando ao Brasil depois de morar 15 anos no Japão, identificou a oportunidade em crescimento em nosso país. Fez um curso de Comida Japonesa em São Paulo, a partir dali começaram a trabalhar em eventos, restaurantes e com delivery. A experiência profissional levou o casal a um novo patamar, quando começaram a ministrar cursos sobre a área que passaram a dominar, em cidades como Sapucaia RJ, Juiz de Fora e agora em Muriaé. Formaram muitos alunos que hoje já trabalham no ramo.

Share: