Foi realizada no Colina Country Club, no último sábado (23), a cerimônia comemorativa dos 30 anos da Loja Maçônica Seareiros da Paz. O evento teve um coquetel servido aos presentes, entrega de diplomas aos irmãos homenageados, pronunciamentos das autoridades maçônicas, foi servido um jantar e finalizado com um baile ao som da cantora Bruna Moreno.
De acordo com Vladimir de Carvalho Gringenkov, venerável da Loja Maçônica Seareiros da Paz, comemorar 30 anos é uma alegria imensa, motivo de muita animação, ainda mais com o prestígio de várias lojas e convidados, pessoas maravilhosas. “Tivemos a honra de ter a comitiva de Belo Horizonte para nos prestigiar, presentes várias autoridades maçônicas e pessoas que contribuíram de forma muito grande e engrandeceram as homenagens”, explica.
Juarez de Oliveira é venerável da Loja Maçônica Ad Gloriam, que fica no bairro São Cristóvão e é loja mãe dos Seareiros da Paz. Para ele, o festejo foi como se fosse o aniversário de uma filha. “O trabalho feito em conjunto fica melhor, dá mais força. Não divulgamos muito o trabalho que fazemos, mas ajudamos a sociedade, cobramos dos políticos, tudo para melhorar a comunidade. É uma instituição reconhecida no mundo inteiro e reconhecemos um irmão onde for. É uma família e procuramos tratar todos bem para que a família fique unida, para uma sociedade melhor”, avalia.
Segundo o Sereníssimo Grão-Mestre Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, de Belo Horizonte, da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (fundada no dia 25 de setembro de 1927, prestes a completar 90 anos), é muito importante que as lojas possam se interagir com a sociedade e se preocupar com os problemas dela, procurando soluções de forma conjunta e buscar novas perspectivas e caminhos a serem seguidos. “Esse é o papel da Maçonaria, caminhar lado a lado com a sociedade, para a construção de um mundo melhor. É muito importante e nos sentimos honrados com a oportunidade de fazer essa oração. Congregamos 350 lojas sob nossa administração em Minas Gerais, porque a administração de cada loja é independente. Temos a Confederação das Maçonarias Simbólicas do Brasil que congrega essas 27 grandes lojas e anualmente fazemos um encontro, sobretudo, debatendo os problemas do Brasil. Recentemente estivemos em Maceió e após o debate tivemos a Carta de Maceió assinada em 6 de julho pelos 27 Grãos-mestres. Fomos recebidos pelo Presidente da República, Michel Temer, e entregamos essa carta, mostramos nossa preocupação. Também entreguei um projeto idealizado e estamos coordenando a nível nacional. Isso foi marcante para nós”, destaca.
Para Paulo Nilson Rodrigues Simão, delegado regional da 44ª Delegacia da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, sediada em Muriaé, é importante comemorar os 30 anos da Loja Maçônica Seareiros da Paz, enquanto elo da maçonaria que representa a organização não-governamental mais antiga do planeta. “Os ensinamentos estão voltados para os princípios éticos, morais e filosóficos que cada cidadão deve praticar em seus estudos maçônicos. E as perspectivas desses ensinamentos envolvem trabalhar para a melhoria do ser humano, enquanto pessoa, e a prestação de serviços de beneficência, que deve ser discreta e sem ostentação, de forma que não venha a humilhar os mais necessitados. É uma caridade sigilosa, já que a Maçonaria não propaga o que faz”, completa.
Deixe um Comentario