No dia 23 de julho de 2017 o Conselho Central de Cataguases da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) comemorou seus 50 anos, promovendo uma Celebração Eucarística celebrada, com muito amor e carinho, pelo Padre João Paulo Martins, do Santuário de Santa Rita de Cássia. Teve também uma singela homenagem aos ex-presidentes, e, em seguida, uma palestra sobre a vida do Beato Antônio Frederico Ozanam (um dos fundadores da SSVP), ministrada pelo Confrade Wandemberg Rodrigo Medeiros.
O Beato Antônio Frederico Ozanam foi um jovem que nasceu em 23 de abril de 1813, sendo ele o 5º dos 14 filhos do casal Jean-Antonie e Marie Ozanam. Enquanto ainda estudante, colaborou em vários jornais, particularmente no ‘Tribune Catholique’, que, a partir de 1º de novembro de 1833, passou a designar ‘L’Univers’. Em conjunto com outros 6 jovens, fundou, em maio do mesmo ano, a Conferência da Caridade, que, a partir de 1835, passava a ser oficialmente designada por Sociedade de São Vicente de Paulo, umas das maiores organizações católicas da atualidade.
O Conselho Central de Cataguases teve a honra e oportunidade de ter em seu meio, no dia da Festividade dos 50 anos, a Relíquia deste Beato, o qual em agosto comemora-se 20 anos de sua Beatificação. A Relíquia está percorrendo toda área do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, passando por todos os Conselhos Centrais a ele vinculados. Neste dia, foi passada para o Conselho Central de Muriaé. No dia 24 de setembro de 2017, haverá uma festividade maior, na 10ª Jornada Vicentina do CMJF, que acontecerá no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, na BR 267, km 82.
O Objetivo do Conselho Central é orientar e formar os Conselhos Particulares para que as Conferências possam fazer seu trabalho com maior eficiência, na assistência às famílias carentes.
“É importante expressar nossa vida Vicentina, que nos traz muita alegria e gratificação na presença do Senhor, na pessoa do irmão que visitamos. Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, partilharam conosco deste momento tão especial para a SSVP. Como dizia o Beato Antônio Frederico Ozanam, a caridade é o vínculo por excelência para cimentar a amizade”, explica José Célio da Silva, presidente do Conselho Central de Cataguases.
De acordo com Paulo José Braga, presidente do Conselho Central de Muriaé da Sociedade São Vicente de Paulo, são importantes as comemorações do Conselho Central de Cataguases, ao qual o Conselho de Muriaé pertencia. No domingo 22 de julho, Sr. Paulo e representantes foram até Cataguases buscar a relíquia do fundador, Frederico Ozanam, que ficará no Conselho de Muriaé do período de 23/ de julho até 11 de agosto, quando ele a levará ao Conselho Central de Juiz de Fora. “Quem me passou essa relíquia foi o presidente do Conselho Central de Cataguases, José Célio da Silva, e o presidente do Conselho Metropolitano, José Hipólito, e essas relíquias percorrem as conferências. As pessoas que quiserem ser um vicentino, basta procurar uma conferência, em todos os bairros de Muriaé. Fazemos visitas nas famílias carentes”, completa.
Segundo ele, o Conselho Central de Muriaé é formado por 7 Conselhos Particulares (Nossa Senhora Aparecida do Porto; São Cristóvão; São Paulo do Centro; Nossa Senhora da Conceição na Barra, União, Gaspar e Itamuri; Conselho Particular Nossa Senhora do Sagrado Coração do Dornelas (abrange a área do Dornelas, Vermelho, Pirapanema, Rosário da Limeira e Belisário); Conselho Particular de Santa Rita de Cássia de Miradouro e o São José de Laranjal) e 3 Obras Unidas (as de Muriaé, o abrigo São Vicente de Paulo em Miradouro e Palma).